O que é uma Base de Dados?

É uma compilação de informações organizadas de tal forma a facilitar a pesquisa e a recuperação de dados. As bases de dados correspondem hoje em dia ao meio mais rápido e eficiente de obter informações de quaisquer tipos (ex.: mercadológicas, legais, científico-tecnológicas etc.) nas mais variadas áreas do conhecimento. Este fato, somado à perspectiva dos lucros financeiros advindos da produção e comercialização de bases de dados, contribuiu para o surgimento e a crescente expansão de uma verdadeira "indústria" voltada a essas fontes computadorizadas de informação. Por exemplo, em 1975 existiam cerca de 300 bases sobre vários assuntos, disponíveis a nível mundial; atualmente, este número é superior a 20.000.

Este diretório eletrônico informa sobre bases de dados disponibilizadas online, em CD-ROM e DVD.


Classificação segundo o custo de acesso às informações

 Bases de Domínio Público

   São elaboradas e disponibilizadas, sem fins lucrativos, por vários tipos de instituições, destacando-se as acadêmicas e governamentais. As informações contidas neste tipo de base podem ser acessadas e recuperadas, gratuitamente, sem nenhum vínculo contratual.
   Foram selecionadas, para este diretório, 39 bases brasileiras e 629 bases estrangeiras. Você pode acessar qualquer uma dessas bases através dos links fornecidos na seção Bases de Domínio Público.


 Bases Proprietárias

   A pesquisa e o formato de recuperação de informações, armazenadas e disponibilizadas nesse tipo de base, são cobrados do usuário, que também tem que arcar com os custos de provedor e de telecomunicações para o acesso via cabo (banda larga) ou linha discada.
   Nesta categoria, podemos destacar dois segmentos: os produtores das bases de dados (entidades responsáveis pela geração do conteúdo) e os distribuidores de bases de dados - empresas, também chamadas "sistemas", que detêm o direito de explorar comercialmente o acesso e a recuperação das informações contidas nas bases de dados.
   Para conhecer o conteúdo das 228 bases proprietárias selecionadas (acessáveis mediante aquisição direta do produtor ou por pagamento de subscrição ao distribuidor), navegue pelo menu de grupos de bases, à esquerda da tela, ou selecione o grupo de interesse a partir da lista de grupos.


Classificação segundo o tipo de informação

    Bases bibliográficas:
Fornecem referências bibliográficas à literatura impressa, com cada referência geralmente consistindo de: título e resumo do documento original; nome(s) do(s) autor(es); fontes de informação ou tipo de publicação (patentes, periódicos, anais de eventos, relatórios, etc.); número de páginas e ano de publicação.
   Bases cadastrais:
Contêm cadastros ou perfis descritivos de indivíduos, produtos, empresas, instituições de pesquisa e outras organizações, citando nomes e endereços para contato e obtenção de maiores detalhes.
   Bases textuais:
Contêm textos completos ou trechos de textos extraídos da publicação impressa a partir da qual a base foi elaborada.
   Bases numéricas:
Englobam valores e outros dados numéricos, como: propriedades de substâncias e materiais, dados estatísticos (produção, vendas, importações, exportações) e preços.
   Bases gráficas:
Contêm desenhos, espectros, estruturas químicas, figuras, fotos, gráficos, imagens, mapas, etc.

Como as Bases de Dados estão organizadas neste guia?

Bases de Domínio Público : estão relacionadas por ordem alfabética do nome ou sigla da base, segundo dois grupos : Brasileiras e Estrangeiras.

Bases Proprietárias : foram utilizados 28 grupos para categorizar as bases proprietárias selecionadas, podendo uma mesma base estar presente em um ou mais grupos (isto se deve ao fato de que muitas bases abrangem uma variada gama de assuntos).
Abaixo são apresentados os resumos descritivos dos grupos nos quais as bases proprietárias de dados estão categorizadas, fornecendo uma idéia geral da abrangência das informações englobadas pelas bases de cada grupo. Clicando no nome do grupo você pode visualizar as bases de dados que pertencem àquele grupo.


Lista de Grupos das Bases Proprietárias

Grupo Temático: Consultores/Especialistas
Inclui informações biográficas sobre profissionais atuantes em várias áreas da Ciência e da Tecnologia, em diversos países.
Quantidade de Bases: 10

Grupo Temático: Corrosão
Inclui vários aspectos: características e desgaste de materiais; efeito de substâncias corrosivas sobre metais e ligas; medidas preventivas e corretivas; engenharia de superfícies; tratamentos térmicos; testes de corrosão; técnicas metalográficas.
Quantidade de Bases: 12

Grupo Temático: Dados Cristalográficos
Inclui dados de metais, ligas, minerais, complexos metálicos, compostos organometálicos e intermetálicos.
Quantidade de Bases: 7

Grupo Temático: Dados Espectrais
Inclui parâmetros de infravermelho, ultravioleta, massas, Raman, ressonância magnética nuclear; espectros de ionização e de ressonância paramagnética.
Quantidade de Bases: 5

Grupo Temático: Economia e Mercado
Inclui grandes negócios industriais (fusões, aquisições e joint-ventures); investimentos; balanço de pagamentos; empregos e salários; importações e exportações; produção e consumo; preços de produtos e estatísticas de vendas; estudos de mercado; oportunidades comerciais; estratégias para competição; tendências mercadológicas; taxas de câmbio e juros; mercado de ações; impacto econômico de novas tecnologias.
Quantidade de Bases: 36

Grupo Temático: Equipamentos
Inclui projetos e especificações de máquinas de pequeno e grande porte para indústrias e laboratórios; instrumentos científicos; peças, componentes e acessórios; ferramentas; tribologia (desgaste e fricção); lubrificação; fabricantes/fornecedores.
Quantidade de Bases: 12

Grupo Temático: Eventos
Inclui informações sobre conferências, feiras, exposições, congressos, simpósios, encontros profissionais internacionais, já realizados ou agendados para o futuro.
Quantidade de Bases: 5

Grupo Temático: Geologia
Inclui aspectos históricos, econômicos e ambientais; mecânica das rochas e solos; geologia marinha; geologia estrutural; geologia física; geoquímica; mineralogia; cristalografia; engenharia geológica e de minas; geotecnologia; computação aplicada.
Quantidade de Bases: 24

Grupo Temático: Gerenciamento de Rejeitos
Inclui armazenamento, manipulação, transporte, reciclagem, redução, tratamento e descarte/disposição final dos vários tipos de rejeitos (sólidos, gasosos e líquidos, inclusive radioativos); saneamento e gerenciamento do lixo urbano; tecnologias para descontaminação e limpeza de instalações contaminadas e depósitos de rejeitos.
Quantidade de Bases: 17

Grupo Temático: Indústrias
Inclui dados cadastrais; visão geral e perfis de setores; principais ramos de atividades e usuários; novos produtos e tecnologias (desenvolvimento industrial); estudos de viabilidade; capacidade instalada; expansão de instalações.
Quantidade de Bases: 16

Grupo Temático: Instituições
Inclui cadastro e perfis de instituições de P&D, seus projetos, laboratórios, equipamentos disponíveis e serviços tecnológicos.
Quantidade de Bases: 8

Grupo Temático: Legislação/Regulamentação
Engloba atividades legislativas, regulamentadoras e judiciais relacionadas à política de mineração, à indústria mineral, aos materiais metálicos, ao meio ambiente e ao controle de poluição.
Quantidade de Bases: 21

Grupo Temático: Meio Ambiente/Poluição
Inclui detecção, monitoramento, análise (inclusive modelagem matemática) e controle da poluição (do ar, da água e do solo); políticas de mineração e gerenciamento/utilização de recursos naturais; uso e reivindicação de terras; engenharia ambiental; estudos de impacto ambiental; tecnologias para solução de problemas ambientais; comportamento de substâncias lançadas ao meio ambiente; procedimentos em casos de vazamento e derramamento; tratamento de rejeitos e de efluentes industriais; normas industriais obedecendo regulamentos ambientais; regulamentações e decisões legais.
Quantidade de Bases: 39

Grupo Temático: Metais/Ligas/Compostos
Inclui resultados de pesquisas; classificação; composição química de ligas e compostos (inorgânicos, de coordenação, organometálicos, intermetálicos); formas disponíveis na natureza e no mercado; características e propriedades; reações e reatividade; processos em geral; técnicas analíticas; testes para controle de qualidade; aplicações/usos; economia e mercado; segurança e saúde; aspectos relacionados ao meio ambiente.
Quantidade de Bases: 83

Grupo Temático: Metalurgia
Inclui resultados de pesquisas e novas tecnologias; metalurgia extrativa, química, física e mecânica; metalurgia do pó; operações unitárias e processos; computação aplicada; equipamentos, ferramentas e máquinas; forja e fundição; soldagem; testes para controle de qualidade; saúde e segurança industrial.
Quantidade de Bases: 29

Grupo Temático: Mineração
Engloba pesquisas e tecnologias para todas as etapas da mineração, desde a prospecção até o processamento mineral; engenharia de minas (inclusive mecânica dos solos e das rochas); aspectos econômicos, técnicos e gerenciais relacionados à indústria mineral; desenvolvimentos em equipamentos e técnicas (inclusive de controle e automação); estudos de mercado; legislação; perfis de companhias mineradoras; questões ambientais (inclusive reivindicação de terras); saúde e segurança ocupacional.
Quantidade de Bases: 37

Grupo Temático: Nomenclatura
Inclui nomenclatura oficial, comercial e sinônimos para vários tipos de substâncias, inclusive minerais, metais, ligas e compostos metálicos.
Quantidade de Bases: 10

Grupo Temático: Normas e Especificações Técnicas
Engloba normas publicadas ou em processo de desenvolvimento, por diversas instituições: AFNOR, ASTM, BSI, DIN, IEC, ISO, SIS e outras.
Quantidade de Bases: 23

Grupo Temático: Patentes
Inclui referências bibliográficas, resumos, textos completos e situação legal de pedidos de privilégio e patentes concedidas por vários países e por organismos internacionais (EPO e WIPO).
Quantidade de Bases: 19

Grupo Temático: Processos
Inclui desenvolvimentos em técnicas de mineração; tecnologias de processamento de minérios e de metais; operações unitárias (aspectos teóricos e experimentais, desde a escala piloto até a industrial); processos metalúrgicos (ex.: ustulação, redução, lixiviação, refino; cozimento, têmpera, revenido e outros), desde o concentrado mineral até o produto final; tratamento de superfícies; solda, laminação e moldagem de metais; forja, fundição, metalurgia do pó e sinterização; processos de fabricação e acabamento de peças e componentes metálicos; projetos industriais; tecnologias para descontaminação de depósitos de rejeitos e de instalações.
Quantidade de Bases: 37

Grupo Temático: Propriedades
Inclui vários tipos de propriedades: físicas, químicas, mecânicas, termodinâmicas; elétricas; magnéticas, óticas; espectroscópicas; moleculares; nucleares.
Quantidade de Bases: 58

Grupo Temático: Qualidade
Inclui testes para controle de qualidade na indústria do alumínio; informações sobre organizações européias que testam e certificam produtos; diretrizes para programas de qualidade; controle da qualidade ambiental; diretrizes para análise da qualidade da água potável e de rejeitos aquosos.
Quantidade de Bases: 6

Grupo Temático: Recursos Minerais
Inclui prospecção; depósitos; reservas; exploração; explotação; caracterização/identificação; mineralogia; processamento; propriedades; produtos derivados e tecnologias emergentes; atividades de P&D; economia mineral e mercado; regulamentações; aspectos energéticos e ambientais.
Quantidade de Bases: 30

Grupo Temático: Segurança e Saúde Ocupacional
Inclui atividades legislativas, regulamentadoras e judiciais; normas, programas e sistemáticas de implementação; manuais de inspeção e operação; riscos de incêndio, explosão e toxicidade; equipamentos, materiais e roupas para proteção pessoal; primeiros socorros e medidas emergenciais; causas, conseqüências e prevenção de acidentes; medicina do trabalho; higiene industrial.
Quantidade de Bases: 25

Grupo Temático: Software
Inclui descrições de sistemas computacionais aplicáveis ao setor mínero-metalúrgico; modelos matemáticos de simulação; programas disponibilizados nas bases de dados para auxiliar o cálculo de propriedades e a análise de outros parâmetros.
Quantidade de Bases: 13

Grupo Temático: Soldagem
Inclui vários aspectos: metais de enchimento para soldagem; processos (solda entre metais e plásticos, pulverização de metais, laminação, solda de revestimento, microjunção).
Quantidade de Bases: 8

Grupo Temático: Técnicas Analíticas
Engloba análise de falhas em metais, ligas metálicas e outros materiais; métodos de análise e monitoramento de rejeitos e substâncias tóxicas; cromatografia e processos de separação orgânica e biomolecular; avaliação de tecnologias para descontaminação e limpeza de instalações.
Quantidade de Bases: 15

Grupo Temático: Toxicologia
Inclui limites de exposição e taxas de risco para indivíduos, animais e populações expostas; procedimentos para situações emergenciais; metabolismo, reações alérgicas, carcinogenicidade e outros efeitos biomédicos resultantes de exposição aguda e crônica; normas e regulamentações.
Quantidade de Bases: 13