Este guia eletrônico disponibiliza informações importantes para o setor mínero-metalúrgico no contexto do desenvolvimento sustentável. Seu objetivo é apoiar estudantes, pesquisadores, empresários e demais profissionais atuantes nas mais diversas atividades deste setor, direcionando a busca e a seleção das informações mais adequadas a seus propósitos.  Engloba:

-  896 bases de dados (sendo 228 proprietárias e 668 de domínio público) - ver explicações sobre os tipos de bases selecionadas;

-  links para 88 sistemas produtores e/ou distribuidores de bases de dados;

-  links para mais de 720 ferramentas computacionais e para sites das principais empresas produtoras/distribuidoras de software para o setor;

-  10.180 websites, sendo 2.025 brasileiros e 8.155 estrangeiros - ver explicações sobre a composição das categorias desses sites.


Explore este guia eletrônico navegando pelos "itens do menu" à esquerda da tela.



Bases de Dados

Bases de domínio público : são aquelas acessáveis gratuitamente via Internet. Nesta categoria estão relacionadas 39 bases brasileiras e 629 bases estrangeiras, por ordem alfabética de seus respectivos nomes ou siglas. São fornecidos links diretos para os websites das bases.

Bases proprietárias de dados : podem ser acessadas diretamente online, ou consultadas na forma de CD-ROM, mas a pesquisa e a recuperação de informações é sempre cobrada do usuário (mediante pagamento de subscrição à base). Nesta categoria estão englobadas descrições de 228 bases; dentro de cada descrição, você encontrará links para os websites dos sistemas distribuidores estrangeiros e para os e-mails das instituições brasileiras que acessam a base.
As bases proprietárias, cadastradas neste diretório, são de vários tipos. Por exemplo, você encontrará algumas bases que contêm somente referências bibliográficas, outras bases com textos completos de documentos/publicações e ainda bases que disponibilizam dados numéricos e/ou gráficos. Essas bases de dados foram organizadas em grupos, de acordo com seus principais assuntos, para facilitar a consulta às descrições.

Destacam-se bases proprietárias com dados relacionados a:

    metais, ligas e compostos derivados
    processos mínero-metalúrgicos
    equipamentos e técnicas de mineração
    economia mineral e mercado
    questões ambientais
    saúde e segurança ocupacional
    legislação e regulamentação
    patentes
    normas técnicas

Websites / Sites da Internet

Foram selecionados os principais sites brasileiros e estrangeiros, contendo informações de domínio público e, também, de acesso restrito (dependentes de inscrição e pagamento de subscrição).

Através da seção "Websites" você será conduzido a:

    Acervos de Bibliotecas, que permitem a recuperação de resumos e textos completos de periódicos e outras publicações disponibilizadas online;
    Associações de Classe, Sociedades Científicas e Sindicatos;
    Centros de P&D (Científicos e Tecnológicos) e Órgãos Governamentais;
    Empresas de Consultoria e outros Órgãos Não-Governamentais;
    Empresas Mineradoras e Metalúrgicas;
    Entidades de Normalização/Padronização e de Propriedade Intelectual;
    Fabricantes de Equipamentos e Máquinas Industriais;
     Universidades e seus Departamentos/Grupos de Pesquisa atuantes nas áreas de Geociências e Engenharias (de Materiais, de Minas e Metalúrgica);
    Outros Portais de Informação na Internet para o setor mínero-metalúrgico.

Navegue sempre pelos "itens do menu" à esquerda da tela e aproveite o conteúdo deste guia eletrônico.

Quaisquer dúvidas, sugestões, críticas ou comentários devem ser dirigidos à :
Profa. Dra. Carmen Lucia Branquinho

Lançado em 30/01/2008            Última atualização em 10/11/2008
Melhor visualizado utilizando o Internet Explorer 4 ou superior e no padrão 1024 x 768 pixels