Esta página, melhor visualizada no padrão 1024 x 768 pixels, fornece os links diretos para os sites de bases de dados de domínio público, acessáveis gratuitamente via Internet, e que tenham algum interesse para o setor mínero-metalúrgico no contexto do desenvolvimento sustentável.
Estão relacionadas 39 bases brasileiras e 629 bases estrangeiras, por ordem alfabética de seus respectivos nomes ou siglas.
Bases Brasileiras de Domínio Público
ABNT CatálogoEstruturada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, contém informações sobre normas NBR (brasileiras), ISO (internacionais) e AMN (do Mercosul), que fazem parte do acervo da ABNT. A base informa: título, código, data de publicação e status da norma (se vigente, cancelada ou substituída por outra). Caso seja de interesse, o usuário poderá adquirir o texto completo da norma, a partir desse mesmo website.
ALICE-WebDesenvolvida pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Atualizada mensalmente, apresenta os dados estatísticos (mensais e acumulados) das exportações e importações brasileiras, a partir de janeiro de 1989. O acesso é gratuito, mas é necessário cadastramento para obtenção de senha via e-mail.
Banco de Normativas MERCOSULContém decisões e resoluções (desde 1991), diretrizes (desde 1994) e recomendações (desde 2002).
Base de Legislação do IBAMAAlimentada pelo Centro Nacional de Informação Ambiental (CNIA), armazena leis, decretos-leis, acordos, portarias, resoluções, convênios e apresenta referências dos atos legais, normativos e administrativos relativos ao meio ambiente e áreas correlatas.
Bases de Dados do INPIPermite a pesquisa sobre os pedidos de privilégio de patentes, marcas e desenhos, depositados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Fornece: título e resumo do documento, número e data de depósito do pedido (no Brasil e em outros países), nomes do depositante e do inventor (pessoas ou empresas), código de classificação. Selecionar se deseja pesquisar Marca, Patente ou Desenho, no canto superior direito da tela.
Bases de Dados do Serviço Geológico do Brasil (CPRM)São várias bases, destacando-se: AERO (projetos aerogeofísicos) ; GEOQ (projetos geoquímicos) ; LÉXICO (léxico estratigráfico) ; PALEO (ocorrências fossilíferas); SIAGAS (sistema de informações de águas subterrâneas) e outras bases bibliográficas.
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD)Resultante de um projeto coordenado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), para integrar os sistemas de informação existentes nas universidades brasileiras. Atualmente engloba cerca de 20.000 teses e dissertações (em várias áreas do conhecimento), que compõem o acervo de 34 instituições. A base fornece: título da tese, nome do autor, instituição e ano da defesa. Via COMUT (comutação bibliográfica) pode-se obter cópia do documento, mediante pagamento.
Brasil - Geologia, Recursos Minerais, Hídricos e MineraçãoPortal com artigos, notícias e algumas bases de dados, organizado pelo Geólogo Nelson Custódio da Silveira Filho.
Brasil Mining SitePortal com artigos técnicos, dados cadastrais de empresas mineradoras, informações sobre equipamentos usados, fornecedores de bens e serviços, eventos, oportunidades de emprego. Fornece, também, links para bolsas de metais, índices econômicos, newsletters, órgãos governamentais e não-governamentais, e algumas universidades que têm cursos em engenharia de minas.
DATAMAQEstruturada pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, contém cerca de 400.000 registros de produtos (englobando 4.000 fabricantes de 52 setores industriais). Fornece informações sobre as empresas (endereço, telefone, e-mail, linha de produção) e sobre os produtos (descrição padronizada, denominações comuns no mercado, características técnicas). Disponibiliza, também, artigos sobre soluções técnicas e estudos de prospecção tecnológica para alguns segmentos industriais.
Enciclopédia Multimídia de Minerais e RochasDesenvolvida por professores do Depto. de Petrologia e Metalogenia e alunos do curso de Geologia do Instituto de Geociências da UNESP-Rio Claro. Fornece conceitos básicos de mineralogia e informações sobre a origem e o emprego de mais de 400 minerais e 100 rochas. É ilustrada com desenhos, gráficos e fotografias.
Estatísticas do IBGMSão acessáveis, no website do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), dados estatísticos sobre importação e exportação de produtos deste segmento, além de informações sobre produção, consumo, oferta e demanda de gemas, metais preciosos e afins, no Brasil e no exterior.
Eventos na Área de Meio AmbienteDisseminados na versão eletrônica da Revista Meio Ambiente Industrial, da editora Tocalino Ltda., informações sobre vários tipos de eventos (congressos, encontros técnicos, feiras, palestras e outros) no Brasil.
FGVDados - Informação Econômica OnlineEstruturado pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), contém vários indicadores : evolução do IGP; PIB; comércio varejista; preços por atacado; preços ao consumidor; custos de serviços prestados nos diversos níveis de mercado e segmentos da atividade econômica; variação cambial. A consulta é realizada mediante assinatura, mas algumas séries de dados são gratuitas mediante cadastramento.
HEPHAESTUS - Base BibliográficaContém informações bibliográficas (e resumos a partir de 2004) dos documentos do acervo do Centro de Informação da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais. A consulta pode ser feita por palavra-chave (ex.: sobrenome do autor, palavras no título do documento); cópias de documentos selecionados (exceto conteúdo completo de livros) poderão, a pedido, ser enviadas, por correio (convencional ou eletrônico).
Indicadores e Estatísticas de Comércio ExteriorPortal da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Fornece informações sobre: balança comercial por município ; empresas exportadoras e importadoras ; evolução do comércio exterior ; exportação brasileira (por segmentos industriais, por intensidade tecnológica e por porte de empresa) ; publicações e arquivos em meio magnético ; Sistema de Classificação de Mercadorias. Clique em Estatísticas de Comércio Exterior - DEPLA, no lado esquerdo da tela, para abertura do menu de opções de pesquisa.
INFOMINE BrasilPortal e diretório eletrônico, de cunho comercial, que fornece informações sobre minérios e exploração mineral no país. Engloba: empresas mineradoras e propriedades minerais; fornecedoras de bens e serviços para a indústria de mineração; notícias; ofertas de empregos; e links para websites de instituições brasileiras (associações, universidades, órgãos governamentais) atuantes no setor de mineração.
IPEADataEstruturado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), divulga dados regionais (para meso e micro-regiões, estados, municípios e áreas metropolitanas) e dados macroeconômicos (balanço de pagamentos; câmbio; comércio exterior; consumo e vendas; contas nacionais; economia internacional; emprego; estoque de capital; finanças públicas; indicadores sociais; juros; moeda e crédito; população; preços; produção; projeções; salário e renda).
Legislação Mineral no BrasilCompilada pelo DNPM-Departamento Nacional de Produção Mineral, a base inclui: Apelações Cíveis; Constituição Federal (e propostas de Emenda); Decretos-Lei; Instruções Normativas do MME; Leis e Medidas Provisórias; Pareceres Jurídicos; Portarias; Projetos de Decreto Legislativo e Projetos de Lei; e vários documentos da Direção do DNPM (circulares, comunicados, instruções e orientações normativas, ordens de serviço).
LEMA - Legislação Ambiental no BrasilEsta base de legislação do IBAMA-Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis é alimentada pelo CNIA-Centro Nacional de Informação Ambiental. Apresenta referências dos atos legais, normativos e administrativos relativos à área de meio ambiente e correlatas, emanados da esfera Federal, incluindo os Poderes Executivo e Legislativo e os Órgãos da Administração Direta e Indireta. Textos completos de leis, decretos-leis, medidas provisórias, portarias e instruções normativas do IBAMA (período de 2000 a 2004) estão disponíveis. Para os demais documentos (acordos, convênios, resoluções e outras portarias) somente são fornecidos os resumos.
LivRe - Portal de Periódicos de Acesso LivreDesenvolvido pelo Centro de Informações Nucleares (CIN/CNEN), facilita a localização de publicações de acesso gratuito na Internet. Engloba mais de 3.220 periódicos científicos, de divulgação científica e boletins técnicos cobrindo todas as áreas do conhecimento.
Mineral Data - Séries Históricas do Setor Mineral BrasileiroSistema desenvolvido pelo Centro de Tecnologia Mineral (CETEM/MCT), apresenta dados, de 1971 a 2006, sobre: número de minas e de usinas de beneficiamento (de pequeno, médio e grande porte); reservas e produção de mais de 180 minerais encontrados no Brasil; exportação e importação de manufaturados, semimanufaturados e compostos químicos derivados desses minerais; balanço total das exportações e importações brasileiras; consumo aparente e consumo per capita; preços; faturamento anual; investimentos; recursos financeiros arrecadados (compensação líquida) pela exploração de recursos minerais no Brasil; mão-de-obra empregada, cooperativada e terceirizada, no setor mineral brasileiro.
Plataforma LATTESSistema desenvolvido pelo CNPq-Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico contendo informações curriculares de pesquisadores brasileiros, em várias áreas do conhecimento. Permite dois tipos de busca: SIMPLES (por nome do pesquisador e/ou por palavras-chave relacionadas às áreas de atuação do pesquisador) e AVANÇADA (oferece mais recursos, podendo aplicar filtros para realizar a busca). Antes de efetuar uma pesquisa nessa base, recomenda-se clicar no comando "Preferências", para ajuste de alguns parâmetros.
Portal de Recursos MineraisEstruturado pela equipe do Prossiga/MCT, inclui informações sobre: associações e sociedades do setor mineral, entidades sindicais, empresas de mineração, fornecedores de serviços e equipamentos, institutos de ensino e pesquisa (científica e tecnológica), laboratórios analíticos, órgãos de fomento e financiamento à geologia e à mineração, museus, bibliotecas e litotecas. Atualmente em fase de re-estruturação, o portal está fora-do-ar.
Portal do GeólogoDiretório eletrônico com o objetivo de estreitar o contato entre profissionais das áreas de geologia, geofísica, geoquímica, economia mineral e mineração . Contém artigos e notícias nessas áreas e também sobre mercados e meio ambiente ; banco de dados de profissionais ligados às Ciências da Terra no Brasil ; balcão de empregos (oferta e demanda) ; lista de mineradoras no país. Fornece links para sites de alguns museus e universidades brasileiras. Informa sobre legislação mineral e a evolução das ações das principais empresas de mineração que operam no Brasil.
Portal MetálicaDiretório eletrônico, de cunho comercial, que engloba informações sobre: empresas ligadas à construção de estruturas metálicas (fabricantes, escritórios de arquitetura e engenharia, serralherias, siderúrgicas); consultoria e outros serviços especializados; materiais utilizados (abrasivos, aço inox, calhas, chapa de aço, chumbadores, divisórias, eletrodos, equipamentos de segurança, esquadrias, ferramentas, gases, isolantes, lajes, máquinas, membranas para estruturas tensionadas, painéis, parafusos, perfis, pisos e grades, policarbonato, sucata, telhas, tintas, tubos, vidro); currículos de profissionais; entidades de classe; eventos; faculdades e cursos; ofertas de emprego.
Produção Mineral BrasileiraDisponibilizada pelo DNPM-PE (Distrito de Pernambuco), na forma de gráficos, a produção dos seguintes minerais: água, alumina, bauxita, areia, barita, bentonita, calcário bruto, carvão, caulim, chumbo, cimento, cobre, crisotila, cromo, diamante, diatomita, enxofre, estanho, feldspato, ferro, fluorita, fosfato (nutriente), gás natural, gipsita, grafita natural, granitos e mármores (blocos), lítio, magnesita, manganês, mica, nióbio, níquel, ouro, pedra britada, potássio, prata, quartzo, sal, sal-gema, talco, tantalita, titânio, tungstênio, vermiculita, zinco, zircônio. Podem também ser encontrados, no site nacional do DNPM, Indicadores da Produção Mineral e Estatísticas (desde 1995). Merecem ainda destaque as bases : SIGMINE (Sistema de Informações Geográficas da Mineração - permite a consulta de dados e análises relacionais de caráter espacial, referentes aos títulos minerários do país; os dados são apresentados em bases cartográficas digitais e mapas) e SISMINE (Sistema de Gestão da Produção Mineral - informa sobre produtores de águas minerais, produtores de bens minerais e profissionais da mineração no Brasil).
RENIMA - Rede Nacional de Informação sobre o Meio AmbienteBase de dados bibliográficos, estruturada a partir dos acervos das instituições cooperantes do CNIA-Centro Nacional de Informação Ambiental. Contém informações sobre todos os documentos (anuários, artigos de periódicos, dicionários, enciclopédias, índices, livros, monografias, relatórios, teses, vídeos) dessas instituições, nos vários Estados.
SIDRA - Sistema de Recuperação AutomáticaEstruturado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), contém estatísticas baseadas na pesquisa industrial mensal da Produção Física (a partir de janeiro 1985) e de Emprego e Salário (a partir de dezembro 2000), para os vários setores da economia brasileira.
Teses em Geociências no BrasilBase estruturada pelo Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (UnB), contém cadastro de mais de 830 teses (Doutorado, Livre-Docência e Cátedra) e cerca de 1.830 dissertações de Mestrado realizadas em regiões brasileiras junto a instituições nacionais ou estrangeiras, desde 1944. Fornece o título da tese, nome do autor, ano da defesa e resumo do conteúdo. Permite o cadastramento online de teses/dissertações recém-defendidas e ainda não incluídas na base.
Bases Estrangeiras de Domínio Público
ACD Databases & SoftwareDesenvolvidas pela empresa americana ACD-Advanced Chemistry Development (que comercializa software para química e áreas correlatas) existem vários recursos e bases com dados espectrais (infravermelho, Raman) e cromatogramas. Destacamos ainda : curve manager (software que processa, analisa e gerencia dados teóricos e experimentais gerados por várias técnicas analíticas -RMN, massa, UV-IR, cromatografia) ; physchem suite (software para previsão de propriedades físico-químicas) e a base de estruturas cristalinas para mais de 300 compostos inorgânicos e organometálicos, em cooperação com a Washington State Univ.
Acoustic Properties of MaterialsTabelas em formato PDF, disponibilizadas pela empresa americana Onda Corporation, com propriedades acústicas de materiais gasosos, líquidos e sólidos (incluindo metais, ligas, borrachas e plásticos). Fornece as referências bibliográficas de onde os dados foram extraídos.
ACS Directory of Graduate ResearchEstruturado pela American Chemical Society (ACS) com informações sobre os projetos de pesquisa em química (e áreas correlatas) conduzidos nos EUA e Canadá desde 1999. Permite que sejam realizadas buscas pelos nomes de instituições ou de pesquisadores.
ACS PublicationsPortal da American Chemical Society (ACS) que disponibiliza acesso aos resumos dos artigos publicados na maioria de seus periódicos e newsletters, em química, engenharia química e áreas correlatas. Textos completos dos artigos somente podem ser recuperados mediante pagamento (subscrição à base ou aquisição de cópias diretamente da ACS).
Africa Mining IntelligenceNewsletter disponibilizada gratuitamente online, desde 2000, com notícias sobre empresas mineradoras na África (projetos emergentes, estratégias de mercado, fusão de empresas).
AIST Earth Sciences DatabasesAbrigadas no servidor do Advanced Industrial Science and Technology Institute of Japan (AIST) encontram-se 16 bases em geociências, intituladas :
- Active Fault Database
- Crustal Stress Database (em japonês)
- Earth Science Database
- Ecosystem Database(dados micrometeorológicos e de fluxo gasoso para monitorar mudanças climáticas)
- Elemental Distribution in Japan (geochemical map)
- Environmental Impact Research for Deep Seabed Mineral Resource Development
- Geological Hazard Mapping of East and Southeast Asia
- Geological Literature Search System (GEOLIS)
- Geological Metadata Clearinghouse
- Geophysical Exploration Activity Database (em japonês)
- Image Database of Geothermal Drill Core Samples
- Northwest Pacific Carbon Cycle Study
- Northwest Pacific Marine Mineral Data (em japonês)
- Petrophysical Database of Basement Rocks in Japan for the 21st Century
- Seamless Digital Geological Map of Japan
- Volcanoes, Strata, and Other Geologic Units in Japan
AIST Materials DatabasesPara a área de materiais e também abrigadas no servidor do Advanced Industrial Science and Technology Institute of Japan (AIST) encontram-se 22 bases intituladas :
- Assessment of Metals in Aggressive Environments
- Calculated Phase Diagrams of Fe-S-X Ternary Systems
- Ceramic Color Database
- Ecomaterials Design
- Electronic System Integration Technology
- Gas Explosion Hazards
- Hazard and Accident Database
- Light-Metal Composite Materials
- Manufacturing Database
- Metallic Materials Design (em japonês)
- Network System for Thermophysical Property Data
- Optical Properties of Ceramics and Ceramic Thin Films
- Performance and Corrosion of Materials used in Geothermal Energy Systems
- Physical Hazard Database for Chemicals (inclui a base Explosion Hazard for Energetic Materials)
- Pottery-Stone Properties
- Properties and Uses of Volcanic Glass in the Pyroclastic Deposit
- Quality Engineering - Case Studies
- Raman Spectra Database of Minerals and Inorganic Materials
- Solid State Conductors for Electrochemical Devices
- Superconductivity Papers
- Thermochemical Database of Gases and Condensed Materials
- Underwater Welding Technology
ALB CrystallographyWebsite desenvolvido pelo Prof. Armel Le Bail (França) e que apresenta uma gama de recursos de interesse para cristalografia, dentre os quais destacam-se 2 softwares e 3 bases de dados :
- ESPOIR (modelo Monte Carlo para determinações ab initio de estruturas cristalinas)
- McMaille (programa para indexação de padrões de pós baseado no modelo Monte Carlo)
- PowBase - Powder Patterns (comprimentos de onda de padrões de pós para 169 substâncias, suas fórmulas químicas, estruturas tridimensionais e referências bibliográficas)
- Predicted Powder Diffraction Database (com padrões de pós calculados com base em mais de 1 milhão de estruturas cristalinas)
- Structure Determination from Powder Diffraction (base bibliográfica que engloba mais de 1.300 publicações sobre determinação ab initio de estruturas cristalinas a partir de dados de difração de pós)
Alphabetical Listing of Mineral SpeciesContém uma relação alfabética de mais de 4.700 minerais, fornecendo : nomenclatura original e sinônimos, locais onde foram encontrados, propriedades físicas e óticas, classificações (Dana, Strunz, cristalográfica, por difração de raios-X e segundo a composição química), fotos e links para outros websites com informações sobre espécies minerais.
ALU-SelectCompilada pela European Aluminium Association, a base fornece propriedades físicas, mecânicas e químicas de 47 ligas de alumínio (12 fundidas e 35 forjadas).
American Mineralogist Crystal Structure DatabaseBase disponibilizada pela Mineralogical Society of America e Mineralogical Association of Canada, contém parâmetros de estrutura cristalina de mais de 3.500 minerais. Consulte a lista completa dos minerais, organizada em ordem alfabética.
AMMTIAC Bibliographic DatabasePermite pesquisar e acessar, gratuitamente, os resumos e referências bibliográficas de todos os documentos do acervo da biblioteca do AMMTIAC-Advanced Materials, Manufacturing and Testing Information Analysis Center (EUA) e das bibliotecas de duas outras instituições cooperantes : MTIAC-Manufacturing Technology Information Analysis Center e NTIAC-Nondestructive Testing Information Analysis Center.
Arctic Science and Technology Information System (ASTIS)Mantida pelo Arctic Institute of North America / University of Calgary, contém referências bibliográficas e resumos de mais de 72.000 documentos (artigos, relatórios de projetos de pesquisa) sobre estudos em regiões geográficas do norte do Canadá e em países vizinhos. Engloba várias áreas do conhecimento (inclusive engenharia, mineração, gerenciamento ambiental, recursos naturais renováveis). A base pode ser pesquisada em inglês e em francês.
ASTM Standards DatabasePermite recuperar, gratuitamente, alguns dados (código, título, resumo da norma e documentos relacionados) de normas técnicas emitidas pela American Society for Testing Materials (ASTM).
Athena MineralogyCompilada por um pesquisador do Depto. de Mineralogia da Universidade de Genebra (Suíça), a base engloba nomenclatura (inclusive sinônimos), fórmula, grupo, número da classificação Strunz, ocorrência natural e sistema cristalino de uma grande variedade de minerais. Consulte a lista completa dos minerais, organizada em ordem alfabética.
Atlas of Igneous and Metamorphic Rocks, Minerals and TexturesDesenvolvido como parte de um projeto do Depto. de Geologia da Universidade de North Carolina, EUA. Apresenta fotos e descrições de 39 minerais e 55 microtexturas (20 plutônicas , 14 vulcânicas e 21 metamórficas).
Atlas of the OceansDesenvolvido pela agência UN-Oceans, das Nações Unidas, é uma enciclopédia de conhecimentos científicos e tecnológicos para o desenvolvimento sustentável. Engloba: origem dos oceanos, biologia, cadeia alimentar, ecologia, geografia, impactos ambientais, influência de mudanças climáticas, recursos e usos, tecnologias de monitoramento, mapas e tabelas.
Auger Parameter EnergiesCompilada pelo UK Surface Analysis Forum (Grã-Bretanha), a base contém energias das principais linhas de fotoemissão, com os correspondentes parâmetros Auger, para a maioria do elementos (em diferentes estados químicos).
Australian Environmental DatabasesPortal do governo australiano, com links para 15 bases de dados, 39 diretórios, 5 acervos bibliográficos, 26 sites sobre legislação, 14 sites contendo mapas, e vários recursos educacionais, todos de interesse para a área de meio ambiente no contexto do desenvolvimento sustentável.
Australian Patents, Trademarks and DesignsPágina do organismo oficial de propriedade intelectual da Austrália, permite pesquisar patentes, marcas e figuras (desenhos, esboços, modelos de utilidade etc.). Pode-se, ainda, acessar as publicações oficiais do IP Australia.
Bases de Datos de la Sociedad Nacional de Minería (Chile)São 7 bases contendo referências bibliográficas de documentos (anais de eventos, artigos de periódicos chilenos, monografias, informes e planos) sobre mineração, metalurgia, geologia, história mineira e áreas relacionadas. Existe outro site alternativo para pesquisar as bases, com ênfase na mineração em pequena e média escala. Cópias dos documentos podem ser solicitadas diretamente ao Centro de Documentação da Sociedade.
Bases de Datos del Instituto Geológico y Minero de EspañaContém 26 bases de dados (inclusive mapas geológicos) de acesso gratuito, mas é necessário registrar-se para pesquisar qualquer uma dessas bases.
Base de Datos de Tesis Doctorales (TESEO)Disponibilizada pelo Ministério de Educación y Ciencia (Espanha), a base permite recuperar as referências e resumos das teses defendidas em todas as universidades espanholas desde 1976, em várias áreas da ciência e tecnologia. Recomenda-se usar uma ou no máximo duas palavras-chave na pesquisa por título/resumo.
Brevets BelgesContém informações sobre patentes belgas ou patentes originárias de outros países da Europa, mas concedidas na Bélgica, depois de 1970. Inclui: data do depósito do pedido de privilégio, data da concessão da patente, número e idioma do documento, tipo da patente, nome do inventor, códigos IPC (International Patent Classification), título e palavras-chave/descritores da patente.
Brevetti in Italia (FILPAT Database)Contém pedidos de patentes e patentes concedidas na Itália desde 1990. Inclui: título (não inclui resumos nem textos completos); data de depósito do pedido; data da concessão da patente; nomes dos inventores e aplicantes. É necessário registrar-se para acessar as informações (clique em "NUOVO UTENTE", no topo da página web); após fornecimento dos dados cadastrais, o usuário terá que aguardar 48 horas - somente após a confirmação da senha por e-mail, poderá pesquisar esta base (gratuitamente).
Canadian Patents DatabaseContém mais de 2 milhões de documentos de patentes concedidas pelo Canadian Intellectual Property Office (CIPO), permitindo a recuperação online de patentes e marcas registradas. A pesquisa nesta base pode ser feita em inglês e em francês.
CERCLIS Database / Superfund Site InformationA base CERCLIS-Comprehensive Environmental Response, Compensation, and Liability Information System contém informações sobre locais, nos EUA, que constam da Lista de Prioridades da EPA-Environmental Protection Agency porque: ou representam potencial risco para o meio ambiente ou já apresentaram algum tipo de contaminação ambiental. São fornecidos detalhes sobre os contaminantes e as medidas tomadas para solução dos problemas ecológicos. Website alternativo para pesquisar a base.
Certified Reference MaterialsCriada em 1970 no Laboratoire National d'Essais (França) e atualmente mantida pelo BAM-Bundesanstalt für Materialforschung-und-prüfung (Alemanha), a base contém: cadastro de produtores de materiais de referência; descrição completa do material (inclusive condições de embalagem e armazenamento); propriedades certificadas e referências bibliográficas. Os materiais (compostos orgânicos e inorgânicos, metais ferrosos e não ferrosos) estão classificados de acordo com seus campos de aplicação (para pesquisa, para fins industriais, para uso clínico ou biológico). É necessário registrar-se (gratuitamente), para pesquisar a base.
Chemical and Engineering NewsEstão disponíveis gratuitamente, desde 1998, os resumos dos artigos publicados nessa newsletter editada pela American Chemical Society.
Chemical Compatibility of MaterialsDisseminada pela empresa Cole-Parmer Instrument Co., a base fornece níveis de compatibilidade química de 36 materiais em mais de 500 meios. Os níveis são qualitativamente expressos como: EXCELENTE, BOM (com pequenos efeitos, por exemplo, pequena descoloração por corrosão), RAZOÁVEL (com efeitos significativos, não se recomendando o uso do material no dado meio) e de SEVERO EFEITO (uso não recomendado naquele meio).
CIBEPAT - Base de Datos de InvencionesDestacam-se 2 bases de dados estruturadas pela Oficina Española de Patentes y Marcas (OEPM): - INVENES (contém informações sobre cerca de 400.000 patentes e modelos de utilidade concedidos na Espanha ou em outros países europeus, e que referenciam patentes espanholas)
- LATIPAT (contém patentes e modelos de 18 países iberoamericanos). Pode-se recuperar: data do depósito do pedido de privilégio; nome do inventor; códigos IPC; número, data de concessão, título e resumo da patente. Em alguns casos pode-se também obter o texto completo da patente.
Cierre y Rehabilitación de MinasEstruturados, em parceria, pelo Centro de Tecnologia Mineral (Brasil) e pela University of British Columbia / Dept. of Mining and Mineral Process Engineering (Canadá), estão disponibilizados dois arquivos : um contendo uma revisão dos aspectos temáticos (formato PDF) e outro, a própria base de referências bibliográficas da literatura mundial sobre fechamento e recuperação de minas no hemisfério ocidental.
CIS DatabasesEstruturadas pelo International Occupational Safety and Health Information Centre (CIS), sediado na Suíça, existem várias bases de dados : CISDOC fornece referências bibliográficas e resumos de mais de 65.000 documentos que tratam de acidentes e doenças contraídas em ambientes de trabalho (inclusive atividades de mineração), bem como dos métodos para sua prevenção. Ver as outras bases também. Nota: Recomenda-se a utilização do browser Mozilla Firefox, para acessar as bases; outros browsers desconfiguram os resultados e dão mensagens de erro.
CISTI Bibliographic DatabaseEstruturada pelo Canada Institute for Scientific and Technical Information (CISTI), a base fornece referências bibliográficas e resumos dos documentos (anais de eventos, mais de 2 milhões de relatórios, 50.000 periódicos, 800.000 livros) que compõem os acervos das bibliotecas canadenses e de outras bibliotecas colaboradoras (China. Coréia, França e Japão), em várias áreas da ciência, engenharia e medicina. Cópias da íntegra dos documentos somente serão fornecidas mediante pagamento.
Civil Engineering DatabaseFornece acesso a mais de 170.000 referências bibliográficas e resumos de publicações (periódicos, livros e anais de eventos) da American Society of Civil Engineers (ASCE), a partir de 1970. Textos completos somente podem ser recuperados mediante pagamento (subscrição à base ou aquisição de cópias). Há publicações da ASCE nas áreas de engenharia geotécnica e ambiental, e também na área de materiais (inclusive metais e compósitos).
CLEANTOOLBase resultante de um projeto financiado pela União Européia, contém cerca de 260 processos, desenvolvidos por empresas, para limpeza e tratamento de superfícies metálicas.
Common Minerals and Their UsesPortal apresentado pelo Mineral Information Institute (EUA), com fins didáticos, apresenta fotos, informações básicas, ocorrência e usos de 84 minerais.
Communities and Small-Scale Mining (CASM) DatabasesCASM está sediado no Banco Mundial (Washington, EUA) e é presidido pelo Departamento de Desenvolvimento Internacional do Governo Britânico. Três bases estão disponibilizadas: COMMUNITY (permite encontrar especialistas e outros profissionais atuantes em mineração artesanal ou em pequena escala); BIBLIOGRAPHIC (com bibliografia de trabalhos publicados sobre a temática, durante os últimos 20 anos); PROJECTS (inclui projetos realizados e em andamento, com seus respectivos relatórios técnicos).
Community Research and Development Information Service (CORDIS)Portal da Comunidade Européia com muitas informações sobre as atividades de pesquisa dos países-membros, a nível regional e nacional. Inclui: financiamento de pesquisas, inovação tecnológica, instituições, pesquisadores-líderes, projetos recém-concluídos ou em desenvolvimento, transferência de tecnologia. Para facilitar a recuperação das informações de maior interesse, o usuário poderá utilizar: ferramenta geral de busca ; busca por projetos ; índice A-Z ; índice de áreas e índice temático.
Computers and GeosciencesPublicação da editora Elsevier Science; os títulos, nomes dos autores e resumos dos artigos são disponibilizados, gratuitamente, a partir de 1975, via ScienceDirect. Os textos completos dos artigos somente podem ser acessados mediante pagamento de subscrição.
Copper and Copper Alloy Standards and PropertiesDesenvolvidas pela Copper Development Association (CDA), destacam-se 12 bases de dados:
- ASTM Standard Designation for Wrought and Cast Copper and Alloys
- Comparison of National Standards for Copper Alloy Compositions (comparação entre composições de ligas de cobre especificadas pelos órgãos ASTM, BS, DIN e EN)
- Corrosion Resistance (dados de resistência à corrosão para 24 ligas de cobre, em 184 meios)
- Cross Specifications Index (permite conhecer a correspondência das especificações de ligas de cobre, adotados nos EUA por diversas instituições: CDA, AMS, ASME, ASTM, AWS, SAE)
- Cryogenic Properties of Copper
- Fabrication Practices for Copper and Alloys
- Mechanical Properties of Copper and Alloys at Low Temperatures
- Microstructures of Copper and Alloys
- Powder Metallurgy of Copper and Alloys
- Properties of Copper (atômicas, cristalográficas e genéricas)
- Properties of Wrought and Cast Copper Alloys
- Typical Uses of Copper Alloys
Copper Data Center DatabaseDesenvolvida pela Copper Development Association (CDA), e disseminada pelo Cambridge Scientific Abstracts (CSA), fornece referências bibliográficas (desde 1965) à literatura mundial sobre cobre, suas ligas e diversas tecnologias associadas. Engloba: classes de ligas como latão e bronze, tecnologias desde metalurgia extrativa até uso final, incluindo fabricação, fundição, solda, propriedades, aplicações e materiais competitivos.
Copper Research Information Flow (CRIF Database)Contém referências bibliográficas de todos os documentos do acervo da International Copper Association (ICA) sobre cobre, incluindo aspectos relacionados à saúde humana e ao meio ambiente. É necessário registrar-se (gratuitamente) para acessar a base.
CORE-Materials Resource FinderResultado de um projeto financiado pelas agências britânicas JISC e Higher Education Academy e conduzido pelo UKCME (Centre for Materials Education, Reino Unido), esta base contem mais de 1.600 recursos educacionais para Ciência e Engenharia de Materiais, todos acessáveis gratuitamente. Verifique as licenças de uso em Creative Commons licenses. Selecione um tópico de seu interesse e clique !
COS ExpertiseDisponibilizada pela Community of Science, um departamento da empresa americana ProQuest, a base fornece perfis de mais de 480.000 pesquisadores e 1.600 instituições de P&D no mundo.
COS Funding OpportunitiesDisponibilizada pela Community of Science, a base contém mais de 400.000 registros, com informações sobre oferta de prêmios e bolsas de estudo, auxílios ao desenvolvimento de projetos de P&D e outras oportunidades de financiamento, divulgadas por várias instituições no mundo. É necessário registrar-se (gratuitamente), para pesquisar a base.
Critical Pressures and Temperatures for Various GasesDisponibilizada pela empresa americana Flexware Inc., fornece : nomes, fórmulas químicas, pesos molares, pressões e temperaturas críticas para 638 gases.
Crystallographic and Crystallochemical Database for Mineral and their Structural AnaloguesDesenvolvida em 1985 e mantida atualizada por pesquisadores do Institute of Experimental Mineralogy (Rússia), a base MINCRYST contém mais de 7.500 registros de cerca de 3.000 espécies minerais. Fornece: nomenclatura, fórmula química, grupos de simetria e outras coordenadas espaciais, parâmetros de célula unitária, fatores térmicos e de ocupação das posições atômicas, e referências bibliográficas sobre a determinação da estrutura cristalina. Site alternativo para acessar a base.
Crystallography OnlineÉ um diretório estruturado pela International Union of Crystallography (IUCR), contendo links para instituições, eventos e oportunidades de emprego na área da cristalografia, a nível mundial. A última atualização da base foi em 2001.
CUP Journals OnlineFerramenta de busca disponibilizada pela Cambridge University Press (CUP), permite pesquisar artigos publicados em cerca de 200 periódicos dessa editora. Embora a pesquisa seja gratuita, é preciso registrar-se para obtenção de senha de acesso à base.
Data MetallogenicaCompilada pela Primary Industries and Resources S.A. (Austrália), esta enciclopédia contém informações sobre 3.000 depósitos de minérios em 70 países. Somente uma demonstração da base é disponibilizada gratuitamente; seu conteúdo completo só pode ser acessado mediante pagamento de subscrição.
Database for Assessments of Metals in Aggressive EnvironmentsCompilada pelo Advanced Industrial Science and Technology Institute of Japan (AIST), fornece propriedades (fadiga, resistência ao efeito do entalhe, tenacidade à fratura) de aços, ligas de alumínio e de níquel a temperaturas entre 80 e 873 K.
Database of Zeolite StructuresCompilada pela International Zeolite Association, fornece : dados cristalográficos e desenhos para todos os tipos conhecidos de estruturas de zeólitas, padrões simulados dos pós desses materiais e referências bibliográficas.
Dataset for Rock-Forming MineralsDados termodinâmicos de minerais, calculados por um pesquisador do GeoForschungsZentrum Potsdam (Alemanha), utilizando um modelo iterativo de regressão que toma como base mais de 5.300 resultados experimentais de equilíbrio de fases reportados na literatura mundial (num total de 253 reações envolvendo 94 componentes de fases).
DEPATISnet (World Patents)Serviço disponibilizado pelo German Patent and Trade Mark Office para pesquisa de patentes mundiais, depositadas na Alemanha. Pode-se recuperar: título, data do pedido de privilégio, número e data da publicação final, nomes dos inventores e aplicantes (pessoas ou empresas), família de patentes (outras patentes correlatas), códigos de classificação internacional e o resumo contido na folha de rosto do documento de patente (no idioma original).
Dictionary of Units
Disseminado pela editora Cleave Books, este dicionário de cunho didático se apresenta em duas partes : Parte 1 (orienta a conversão de grandezas de um sistema para outro, fornecendo acesso a várias calculadoras online) e Parte 2 (comenta os três principais sistemas de unidades, suas definições e correspondências, orientando sua utilização; fornece referências a outros livros e recursos disponíveis na Internet).
DTIC Scientific and Technical ResourcesHá várias bases compiladas pelo U.S. Defense Technical Information Center (DTIC), sendo a maioria de acesso restrito. As 4 bases de acesso público são:
- Database of Military Standards and Specifications (normas técnicas do U.S. Department of Defense - DoD)
- Energy Citations Database (ECD) (mais de 2,3 milhões de referências bibliográficas sobre pesquisas realizadas desde 1948, no âmbito das instituições pertencentes ao U.S. Department of Energy - DoE)
- Information Bridge (fornece referências bibliográfiocas e textos completos de relatórios de pesquisa do U.S. Department of Energy - DoE, a partir de 1994)
- Technical Reports Database (relatórios técnicos de instituições vinculadas ao U.S.Department of Defense - DoD)
Para saber sobre as demais bases, com acesso restrito, explore o índice completo A-Z.
Earth Reference Data and ModelsPermite acessar 8 bases de dados :
- ERDA-Earth Reference Digital Archive (projetos de pesquisa, relatórios , tabelas de dados, diagramas, mapas geológicos e vídeos)
- ERR-Reference Database (referências bibliográficas de publicações em ciências da terra)
- GERM Reservoir Database (resumos de dados geoquímicos de reservatórios mundiais)
- Partition Coefficients / Kd's Database (coeficientes de partição, experimentais e empíricos, para cada elemento químico e para todos os tipos de rochas e minerais)
- Seamount Catalog (dados morfológicos e de amostragem de montanhas marinhas)
- GEOROC (geoquímica de rochas continentais e oceânicas)
- PETDB (dados geoquímicos de rochas ígneas e metamórficas encontradas no fundo dos oceanos)
- EarthRef Address Book (informações sobre os cientistas atuantes nas várias sub-áreas das ciências da terra e que contribuíram para estruturação das bases de dados)
ECOLEX - Gateway to Environmental LawResultante de uma cooperação entre três entidades da Organização das Nações Unidas (FAO, IUCN e UNEP), a base contém: decisões judiciais nacionais e internacionais, leis que vigoram em vários países, instrumentos legais multilaterais e referências bibliográficas da literatura mundial na área de legislação ambiental. Oferece um conjunto de palavras-chave que facilitam a recuperação das informações.
ECOMINEPublicação mensal do Bureau de Recherches Géologiques et Minières (França) sobre a indústria mineral (minérios metálicos e não-metálicos, carvão, petróleo e gás) no mundo. Os títulos e os resumos dos artigos publicados, a partir de 2002, podem ser gratuitamente recuperados.
Energy Citations DatabaseDesenvolvida pelo U.S. Department of Energy - Office of Scientific and Technical Information (DOE-OSTI), contém referências bibliográficas e resumos da literatura mundial (artigos de periódicos, anais de eventos, livros, patentes e teses), desde 1943, sobre todos os assuntos relacionados à energia. Para alguns documentos é possível recuperar o texto completo. Engloba ciência dos materiais, ciências ambientais, ciências da computação, climatologia, engenharias, física, geologia, matemática, oceanografia, química e áreas correlatas.
ENGINE - Australian Engineering DatabaseProduzida pela Institution of Engineers (Austrália), a base engloba mais de 40.000 registros de documentos (artigos de periódicos, anais de eventos, relatórios de pesquisa, livros e teses) publicados na Austrália desde 1980, em todas a áreas da engenharia. O acesso à base ENGINE está restrito aos membros (afiliados) do Instituto; no entanto, um segmento dessa base é disponibilizado, gratuitamente, pela RMIT Publishing (veja a listagem de periódicos e anais de eventos englobados na base).
Engineering and Mining JournalPublicação mensal do Mining Media (EUA) sobre a indústria mundial de mineração, processamento de metais e minerais não metálicos. Os títulos e os resumos dos artigos publicados, a partir de 2000, podem ser gratuitamente recuperados.
Environmental Bibliography (ECOBIB)Contém referências bibliográficas dos documentos (livros, periódicos, relatórios etc) integrantes do acervo da Fundación Ambiente y Recursos Naturales (FARN, Argentina) nas áreas de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.
Environmental DatabasesIniciativa da Right-to-Know Network (EUA) e da Environmental Protection Agency (EUA), permite o acesso gratuito a 11 bases de dados sobre substâncias tóxicas ou nocivas ao meio ambiente, acidentes e efeitos, e programas governamentais de gerenciamento de riscos:
- Accidental Release Information Program (ARIP) - veja Preparing for an Emergency
- Biennial Reporting System on Hazardous Wastes (BRS)
- Comprehensive Environmental Response, Compensation and Liability Information System (CERCLIS)
- Facility Registry System (FRS / FINDS)
- Integrated Compliance Information System (ICIS / DOCKET) - veja também lista A-Z de tópicos sobre esse assunto
- Permit Compliance System (PCS)
- Resource Conservation and Recovery Act Information System (RCRIS) - agora chamada Hazardous Waste : Violations and Permits
- Risk Management Plan (RMP)
- Spills and Accidents - a base era chamada Emergency Response Notification System (ERNS)
- Toxic Releases Inventory (TRI)
- Toxic Substances Control Act Test Submissions (TSCATS)
Environmental Remediation TechnologiesContém informações compiladas pela Environmental Protection Agency (EPA) sobre programas do governo americano e tecnologias utilizadas para descontaminação ambiental em diversos locais, inclusive sítios de mineração. Destacam-se 21 bases de dados :
- Alternative Landfill Cover Project Profiles
- Annual Status Report of the Superfund Cleanup Technologies ou pesquise em Innovative Treatment Technologies for Site Cleanup
- Asessment and Cleanup Technologies : Abandoned Mine Lands
- Bibliography of Field Applications of Permeable Reactive Barriers
- Chemical Oxidation Site Profiles
- Contaminated Site Clean-up Information (CLU-IN)
- Federal Remediation Technologies Roundtable : Cost and Performance Case Studies
- Fractured Bedrock Project Profiles
- Innovative Remediation Technologies: Field-Scale Demonstration Project Database and Report
- In-Place Inactivation and Natural Ecological Restoration Technologies (IINERT) Bibliography
- In Situ Thermal Treatment Site Profile
- Measurement and Monitoring Technologies for the 21st Century
- MTBE (methyl tert-butyl ether) Treatment Profiles
- Papers on Environmental Data Quality
- Permeable Reactive Barrier Installation Profiles
- Phytotechnology Project Profiles
- Remediation Technology Demonstration Project Profiles
- Remediation Technology Focus
- Sediments Remediation Bibliography
- State Coalition for Remediation of Drycleaners
- Technology Innovation News Survey Archive
EPA PublicationsPortal da Environmental Protection Agency (EUA) para acesso a todas as publicações técnicas e de domínio público dessa agência.
ESP@CENET - Europe's Network of Patent DatabasesPortal europeu para pesquisa de patentes (website alternativo). Engloba várias bases de diferentes conteúdos e períodos de abrangência. Normalmente se obtém: código da patente principal e família de patentes correlatas; nomes dos inventores e aplicantes (pessoas e/ou organizações); números (do pedido de privilégio, da patente concedida e da publicação da patente) e um resumo. As patentes estão classificadas por grupos e sub-grupos de acordo com o Sistema Internacional de Classificação. Pode-se acessar as bases Esp@cenet em diferentes websites (European Patent Office, European Commission, escritórios de patentes em 29 países-membros, e 3 outros portais). A pesquisa pode ser realizada em alemão, francês ou inglês. Veja o site alternativo para pesquisar NOTÍCIAS DE PATENTES.
Evaluated Nuclear Structure Data File (ENSDF)Desenvolvida pelo Brookhaven National Laboratory (USA), contém dados de estrutura nuclear e decaimento radioativo para mais de 3.000 nuclídeos. A base XUNDL complementa a base ENSDF e engloba dados experimentais compilados de mais de 2.300 artigos recentes sobre estrutura nuclear.
FACT-Facility for the Analysis of Chemical ThermodynamicsProjeto iniciado em 1976 através da cooperação entre duas universidades canadenses (École Polytechnique de Montreal e McGill University) para tratamento de propriedades termodinâmicas e cálculos em química metalúrgica. Existem 19 bases (a relação das bases e explicação de seus conteúdos podem ser consultados em inglês e em francês). Apenas 7 bases estão disponíveis gratuitamente via Internet :
- Aqualib (dados de equilíbrio de uma solução aquosa com um gás ideal e sólidos puros à temperatura de 298.15 K)
- Compound (lista os compostos inorgânicos puros de até 4 elementos)
- Equilib (são 2 bases com dados de equilíbrio : uma para sistemas de 5 componentes contendo gases, sólidos e líquidos, extraídos da base de substâncias puras ; outra para o sistema Fe-Si-S-O)
- EPH (isotermas Eh versus pH/diagramas Pourbaix para um metal, para várias concentrações dos solutos em fase aquosa)
- PhaseDiagram (diagramas de fase interativos, para 220 óxidos, 267 sais, 675 ligas metálicas e 367 outros sistemas)
- Predom (gera diagramas de área de predominância em isotermas para metais)
- Reaction (calcula variações em propriedades termodinâmicas para uma espécie, um grupo de espécies ou uma reação química)
Federal Research in Progress (FEDRIP)Disponibilizada pelo governo americano e mantida pelo National Technical Information Service Center (NTIS), a base contém informações sobre as principais linhas de pesquisa desenvolvidas por laboratórios federais em várias áreas do conhecimento, fornecendo links diretos para os websites institucionais. Essa base é de cunho proprietário (necessita subscrição para acessá-la), mas pode ser consultada gratuitamente, por um período de 30 dias, a título de demonstração, mediante registro do usuário. Existem dois outros websites do governo americano que permitem acesso aos vários Departamentos de Estado e seus Centros de Pesquisa : Federally Funded R&D Centers e Science Web Sites, agrupados por assunto.
Fourier Transform Infrared (FTIR) Reference SpectraCompiladas pela Environmental Protection Agency (EPA) existem 5 bases de dados espectrais:
- AEDC Calculated Spectra (espectros de transmissão para 10 gases, calculados pelo Air Force's Arnold Engineering Development Center)
- AEDC Measured Spectra (para 19 poluentes com baixa pressão de vapor)
- Additional Measured FTIR Spectra (água, etano, etileno, metano, monóxido e dióxido de carbono)
- Reference Spectra (para 73 solventes)
- Reference Interferograms (para 99 substâncias)
Existem várias bases de cunho prorietário, com Bibliotecas de Espectros, mas que oferecem versões demo gratuitas, como por exemplo: site 1 ; site 2 ; site 3.
Fraunhofer PublicaBase bibliográfica que contém referências e resumos de todas as publicações e patentes dos institutos de pesquisa pertencentes a Fraunhofer Gesellschaft (Alemanha), desde 1980. Em alguns casos é possível recuperar, gratuitamente, textos completos dos documentos.
Free Patents OnlineÉ uma ferramenta de busca que permite acessar pedidos de privilégio, bem como patentes concedidas nos EUA e em alguns países da Europa.
Functionally Graded Materials DatabaseCompilada pelo Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA), em cooperação com a Japan Science and Technology Corporation (JST), engloba propriedades e técnicas para fabricação de materiais funcionais. Permite a recuperação dos resumos das pesquisas (com dados numéricos e gráficos), dos nomes dos pesquisadores e das instituições.Outra base de dados da JAXA é a Materials Database, composta por 5 sub-bases.
GAPHYOR (GAz-PHysique-ORsay) Banque de DonnéesCompilada pelo Laboratoire de Physique des Gaz et des Plasmas / Université Paris-Sud (França) contém propriedades de átomos, moléculas, gases e plasmas. Inclui propriedades de átomos e moléculas isoladas; colisões com fotons e eletrons; colisões e reações entre átomos e moléculas; propriedades macroscópicas de gases (neutros ou ionizados).
Geförderte Projekte der DFG (GEPRIS)Fornece informações (título, objetivos, resumo, líder e demais pesquisadores, estágio de desenvolvimento, instituições envolvidas) dos projetos de pesquisa atualmente financiados pela Deutsche Forschungsgemeinschaft (DFG), em várias áreas do conhecimento. A pesquisa à base deve ser feita em alemão.
GeologynetDisponibilizadas pela empresa Mineral Services (Austrália), existem 5 bases de dados geológicos:
- Economic Minerals Database
- Mineral Database
- Rock Forming Minerals Database
- Petrographic Database
- XRD Mineral Database
GEOSCAN DatabaseDisponibilizada pelo Earth Sciences Information Centre (Canadá), a base contém referências bibliográficas e resumos de cerca de 50.000 publicações das três principais instituições canadenses na área de geociências. Para alguns casos, pode-se recuperar a íntegra dos textos, também gratuitamente.
Geoscience Australia : Maps and DatabasesCerca de 30 bases de dados (nas áreas de energia, geologia, geofísica e geoquímica, meio ambiente, minerais, petróleo) e 15 programas para cálculo de parâmetros de interesse para geodésia e geomagnetismo, disponibilizados gratuitamente pelo governo australiano.
Geoscience Databases (SIGÉOM)Abrigada no servidor do Ministério de Recursos Naturais e da Fauna de Québec (Canadá), o sistema SIGÉOM engloba 3 bases intituladas: À la carte (dados acumulados durante 150 anos sobre trabalhos de prospecção e exploração conduzidos por departamentos ministeriais, por companhias de mineração e por universidades); Atlas (mapas geológicos, geoquímicos e geofísicos); Examine (base bibliográfica sobre todos os documentos, relatórios e mapas do acervo ministerial). Além dessas, há uma pequena base sobre Sítios Geológicos Excepcionais, com fotos.
GeoScienceWorldOrganização não-governamental, sem fins lucrativos, criada em 2004 com a participação de várias sociedades científicas, universidades e institutos de pesquisa da área de Geociências. Seu Portal fornece acesso a 46 periódicos do setor publicados no mundo e, também, links para websites de dezenas de outros periódicos de livre acesso pela Internet.
German Accreditation GuidelinesDiretório estruturado pela Trägergemeinschaft für Accreditierung (TGA), fornece dezenas de arquivos (a maioria em alemão) com normativas e diretrizes para certificação institucional em várias áreas. Vale a pena explorar também:
- os documentos do DAR-Deutscher Akkreditierungsrat
- a base de dados da European Co-operation for Accreditation (que fornece acesso a informações sobre órgãos certificados em 11 países signatários : Alemanha, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Portugal, Reino Unido e República Checa.
Giesserei Literaturdatenbank (VDGLIT)Estruturada pela Verein Deutscher Giessereifachleute (Alemanha), a base contém referências bibliográficas e resumos da literatura mundial sobre fundição (cerca de 420.000 documentos, desde 1990, pertencentes ao acervo da associação VDG). Textos completos somente podem ser obtidos mediante pagamento. Para acessar a base clique em Gastzugang (acesso gratuito).
Global Powder Metallurgy Property DatabaseResultado da cooperação entre três associações (EPMA-European Powder Metallurgy Association, JPMA-Japan Powder Metallurgy Association e MPIF-Metal Powder Industries Federation), a base é interativa e contém propriedades de uma vasta gama de materiais fabricados pela tecnologia da metalurgia do pó. É necessário registrar-se (gratuitamente), para acessar a base. Recomendamos ver o vídeo da versão de demonstração da base, antes de registrar-se.
Graduate Schools - Metallurgical and Mining EngineeringCompilado pela Universidade de Phoenix, este diretório apresenta todos programas de Graduação, Mestrado e Doutorado em Engenharia Metalúrgica e Engenharia de Minas, vigentes nos EUA e alguns outros países.
GSA Data RepositoryContém informações suplementares (correções e comentários adicionais), fornecidas pelos autores dos artigos publicados nos periódicos da Geological Society of America (GSA), desde 1974.
HighWire Press Bibliographic DatabaseServiço disponibilizado pelo Sistema de Bibliotecas da Stanford University (EUA), permite pesquisar e recuperar as referências bibliográficas e resumos de milhões de artigos publicados, desde 1844, em mais de 1.400 periódicos, livros e anais de eventos (em várias áreas do conhecimento). Em alguns casos, pode-se obter, gratuitamente, o texto completo do artigo.
IEEE XploreDisponibilizada pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (EUA), a base permite consultar todos os documentos gerados pelo IEEE (artigos de periódicos, livros, normas técnicas e anais de eventos), a partir de 1988. Utilize o módulo BASIC SEARCH. Apenas as referências bibliográficas e os resumos dos documentos são recuperáveis gratuitamente; os textos completos só podem ser obtidos mediante pagamento (aquisição de cópias diretamente do IEEE ou subscrição à base).
Indian Patent Information Retrieval SystemBase compilada pelo Indian Patent Office, permite acesso às patentes concedidas e aos pedidos de privilégio depositados (informando status legal). Inclui: título e número da patente, data do depósito do pedido de privilégio, data da publicação da patente, número e idioma do documento, nome e país do inventor, código IPC (International Patent Classification), resumo da patente e número de páginas da íntegra do documento. Outros websites que permitem a pesquisa de pedidos de privilégio de patentes na Índia : Controller General of Patents, Designs and Trademarks ; India National Informatics Centre ; Indian Patent Facilitating Centre ; BigPatents India.
INFOMET Aluminum DatabasesSão 13 bases de dados que fornecem, de acordo com as etapas de processamento, listagens com endereços de empresas envolvidas com a produção de alumínio primário, a nível mundial.
INFOMINE - Mining Intelligence and TechnologyPortal e diretório eletrônico, de cunho comercial, que engloba informações mundiais (e por país) sobre: empresas mineradoras; consultoria e outros serviços especializados; cursos e material didático; dados mercadológicos e oportunidades de investimento; equipamentos; eventos (conferências, exibições, feiras); minas ativas e propriedades detentoras de recursos minerais; links para mapas geológicos e fotografias aéreas; notícias do setor; ofertas de emprego; publicações na Internet, de interesse para o setor de mineração. Veja o índice geral detalhado do website e a base bibliográfica com mais de 7.000 artigos técnicos que podem ser recuperados gratuitamente.
INFOTERREEstruturada pelo Bureau de Recherches Géologiques et Minières (BRGM), contém registros de características de subsolos na França e em outros países de colonização francesa. Inclui: coordenadas geográficas; profundidade, tipo e características do subsolo; área da pesquisa ou da exploração mineral; referências a documentos correlatos. Engloba os aspectos : estratigráfico, geológico, geotécnico, geotérmico-energético, hidrológico e litológico.
Infrared and Raman Spectroscopy Literature Database (IRSLD)Compilada por espectroscopistas de 25 universidades e institutos de pesquisa no Japão, a base fornece cerca de 96.000 referências bibliográficas da literatura mundial sobre estudos espectroscópicos para determinação de estruturas moleculares.
INGENTA ConnectDisponibilizada pela empresa Ingenta (EUA e Grã-Bretanha), contém mais de 23 milhões de documentos (artigos de periódicos, capítulos de livros, relatórios técnicos) de várias editoras, em quase todas as áreas do conhecimento. A consulta pode ser feita pelo nome do autor ou por palavra-chave no título do documento. As referências bibliográficas e os resumos dos documentos são