ASSUNTOS  INTERNACIONAIS

Página estruturada pela Profa. Dra. Carmen Lucia Branquinho.
Melhor visualizada com Internet Explorer 6 ou superior
Somente estamos atualizando as seções de Eventos Futuros e Cursos de Curta Duração


Explore os links a seguir, em azul :

Sobre a IUPAC :

O que é IUPAC | O Brasil e a IUPAC | Notícias | Publicações | Relatórios e Recomendações


Cooperação Internacional :

Prêmios | Bolsas de Estudo/Pesquisa | Financiamento de Projetos | Informes da ACS | Outros Assuntos


Congressos, Conferências e Simpósios :

Eventos Futuros  |  Eventos Realizados


Cursos no Brasil e no Exterior :    de Curta Duração


Links :    Associações de Classe  e  Outras Entidades de Interesse



O  que  é  a  IUPAC

IUPAC é a sigla para International Union of Pure and Applied Chemistry - uma associação voluntária, sem fins lucrativos, fundada em 1919 e atualmente composta por entidades representativas da comunidade química de 52 países (membros-plenos, com direito a voto nas Assembléias Gerais), de 17 países (membros associados, sem direito a voto), 32 outras entidades e 94 empresas associadas.
Os países membros-plenos são : África do Sul, Alemanha, Austrália, Áustria, Bangladesh, Bélgica, Brasil, Bulgária, Canadá, Chile, China, Coréia, Croácia, Cuba, Dinamarca, Egito, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos da América, Etiópia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Índia, Irlanda, Israel, Itália, Jamaica, Japão, Jordânia, Kuwait, Luxemburgo, Malásia, Noruega, Nova Zelândia, Paquistão, Polônia, Porto Rico, Portugal, Reino Unido, República Checa, Rússia, Sérbia, Suécia, Suíça, Tailândia, Turquia, Ucrânia e Uruguai.
Os países membros-associados são : Argentina, Chipre, Estônia, Filipinas, Hong Kong, Malásia, Mauritius, México, Peru, Quênia, Romênia, Singapura, Sri Lanka, Tailândia, Tanzânia, Tunísia e Vietnã.
As decisões da IUPAC são tomadas por uma Assembléia Geral, composta por delegados dos países-membros, que ocorre a cada dois anos (a última foi em 2009, em Glasgow/Reino Unido; a de 2011 será em Porto Rico).
As atividades científicas da IUPAC são conduzidas através de suas oito Divisões Técnicas e de alguns Comitês Operacionais (CCE, CHEMRAWN, COCI).
O Programa de Afiliação Individual (Affiliate Membership Programme) permite que químicos de todo o mundo recebam informações sobre as atividades da IUPAC através da revista bimestral Chemistry International, podendo também receber descontos na aquisição de todas as publicações da IUPAC, bem como participar dos eventos por ela patrocinados.



O Brasil e a IUPAC : Atuação da ABQ

Em 1923, a ABQ-Associação Brasileira de Química filiou-se à IUPAC, tornando-se a entidade representante do Brasil junto àquela União Internacional. Durante 59 anos, e portanto desde sua filiação até 1982, a ABQ manteve, com os próprios recursos, o pagamento das anuidades à IUPAC.
A partir de 1983, por decisão da Assembléia Geral da IUPAC, a fórmula utilizada para cálculo das anuidades de afiliação dos países-membros foi modificada; a conseqüente elevação da anuidade tornou inviável para a ABQ continuar honrando com o pagamento da afiliação e o país foi desligado da IUPAC.
Na tentativa de solucionar a reintegração do Brasil, a ABQ tomou duas importantes iniciativas :
(i) em 30/12/1985 enviou carta ao CNPq solicitando que o Conselho passasse a arcar com o pagamento das anuidades de afiliação à IUPAC e
(ii) solicitou à IUPAC o perdão da dívida desde o desligamento do Brasil.

Atendendo o pleito da ABQ, o Conselho Deliberativo do CNPq, em sua V Reunião Ordinária realizada em 18 e 19 de fevereiro de 1987, aprovou que o CNPq pagaria, a partir de 1987, as anuidades da IUPAC. Assim, a re-afiliação do Brasil foi apreciada durante a Assembléia Geral da IUPAC (agosto/1987, em Boston).
Com a aprovação oficial da IUPAC à reintegração do Brasil aos seus quadros, a ABQ convocou os Presidentes de três outras entidades representativas da comunidade química brasileira para participarem da reunião de sistematização das atividades junto à IUPAC. Nessa reunião, realizada na sede da ABQ no Rio de Janeiro, em 24 de junho de 1988, foi criado o CBAQ-Comitê Brasileiro para Assuntos de Química junto à IUPAC que passou a ser constituído por representantes das associações signatárias (ABQ, ABEQ, ABIQUIM e SBQ) do Protocolo de Criação do CBAQ. A coordenação do referido Comitê ficou a cargo da ABQ, a qual assumiu também a responsabilidade de designar o Secretário Executivo para manter articulação com a IUPAC e com as demais associações brasileiras.
Em fevereiro de 1995, foi firmado um novo Protocolo entre as associações brasileiras componentes do CBAQ; a ABQ deixou de coordenar o CBAQ, o qual passou a ser a a entidade representativa do país junto à IUPAC. Em janeiro/1999 a ABPol juntou-se às co-irmãs na composição do CBAQ. Atualmente, o CBAQ é composto pelas seguintes entidades : ABEQ , ABIQUIM , ABPol , ABQ e SBQ. Cada uma dessas entidades tem dois representantes no CBAQ (um Titular e um Suplente).
O Representante Titular da ABQ no CBAQ/IUPAC foi o Prof. Dr. David Tabak, sendo Suplente o Prof. Dr. Omar El Seoud. Em atendimento à solicitação do Prof. Tabak que, durante longos anos, deu sua valiosa contribuição à ABQ e ao CBAQ, foi designada a Dra. Irene Baptista de Alleluia para substituir o Prof. Tabak, passando a mesma, a partir de novembro/2006 a ser a Representante Titular da ABQ no CBAQ/IUPAC; seu Suplente continuou sendo o Prof. Omar El Seoud (do IQ/USP).

A Secretaria Executiva do CBAQ foi exercida, de 1988 a 1996, pela Profa. Dra. Carmen L. Branquinho, então Diretora de Relações Internacionais e Gerente do Núcleo de Informação da ABQ.
De janeiro/1997 a outubro/2006, a Secretária Executiva do CBAQ foi a Profa. Dra. Carol H. Collins.

O pagamento da taxa anual de afiliação do Brasil foi quitado até 2004; no entanto, nosso país continuou devedor das taxas de 2005 e 2006. Em 07 de fevereiro de 2006 houve uma Reunião dos Representantes das entidades que compunham o CBAQ com Dirigentes da FINEP, na tentativa de encontrar uma solução definitiva para o impasse. Publicado na Revista de Química Industrial (RQI ano 73, no. 722, 2005 - vide capa e contracapa), está um artigo sobre a dívida do Brasil com a IUPAC (a partir de 2002) e a atuação da ABQ em prol do sucesso da Química no Brasil e de sua manutenção no cenário internacional.

Em 06 de novembro de 2006 tomou posse o Prof. Dr. Fernando Galembeck, como novo Secretário Executivo do CBAQ - o Comitê foi, aos poucos, sendo desfeito e, atualmente, a SBQ é a sociedade química que representa o país junto à IUPAC.

topo


Algumas Notícias da IUPAC

 Dirigentes do BUREAU : desde janeiro/2012, o Bureau - organismo soberano dentro da estrutura da IUPAC - tem como Presidente, o Prof. Kazuyuki Tatsumi (Japão); como Vice-Presidente, o Prof. Mark Cesa (EUA); como Secretário-Geral, o Prof. René Deplanque (Alemanha) e como Tesoureiro, o Prof. John Corish (Irlanda).
A cada dois anos, durante a Reunião do Conselho Superior (ao final da Assembléia Geral da IUPAC), são eleitos, por votação dos países-membros, os Dirigentes e Membros dos Comitês e Comissões Técnicas. Conheça melhor o processo de votação e as funções de cada autoridade lendo os Estatutos da IUPAC.
Na próxima Assembléia Geral a ser realizada em Istanbul (Turquia), nos dias 14 e 15 de agosto de 2013, o Conselho da IUPAC terá que eleger alguns novos membros do Bureau.

 Conheça a História das Conferências CHEMRAWN (1978-2006) através do artigo publicado por John Malin, atual Presidente do Comitê CHEMRAWN.  CHEMRAWN significa "CHEMical Research Applied to World Needs" ; há 30 anos a IUPAC vem patrocinando essas conferências que variam em temática e local de realização, mas que têm um único objetivo : catalisar a aplicação das pesquisas em química e áreas afins para suprir as necessidades mais prementes do mundo em que vivemos.

 Visite a página de Projetos da IUPAC e fique sabendo sobre os projetos em curso, projetos concluídos e projetos recentemente iniciados.

 Eventos patrocinados pela IUPAC : se você planeja organizar uma conferência ou simpósio e receber patrocínio da IUPAC, leia as diretrizes para submissão de sua proposta.

 46th IUPAC World Chemistry Congress : em 2017, a cidade de São Paulo deverá abrigar esse grande evento. O Presidente Sucessor da SBQ, Prof. Adriano D. Andricopulo, da USP/São Carlos, foi indicado pela Sociedade de Química da Coréia para ser membro do International Advisory Board do "IUPAC World Chemistry Congress" em 2015, que ocorrerá na Coréia.

 Prêmios para Posters apresentados em Congressos da IUPAC: participantes de eventos organizados pelas entidades representativas dos países-membros da IUPAC, a nível nacional, e participantes de eventos internacionais (congressos, simpósios e similares) patrocinados pela IUPAC podem se candidatar ao Prêmio, considerado uma ferramenta estratégica de incentivo à participação de jovens cientistas !

 Prêmio IUPAC 2013 para Jovens Cientistas : para pesquisadores, cujas teses de Doutorado puderam ser melhor resumidas, em textos de 1.000 palavras. Veja os vencedores desse Prêmio em 2010 e 2011. Conheça, ainda, os outros prêmios patrocinados pela IUPAC.

 Prêmio IUPAC-Richter em Química Medicinal : é patrocinado, a cada 2 anos, pela Gedeon Richter plc (Budapest, Hungria), em reconhecimento ao papel fundamental da Química Medicinal para a saúde humana. O vencedor do prêmio em 2012 foi o Prof. Stephen Hanessian (Canadá) e em 2010 foi Arun K. Ghosh (Índia).

 Ano Internacional da Química - 2011 : após a realização do "World Chemistry Leadership Meeting", em 04/08/2009, durante a Assembléia Geral da IUPAC em Glasgow (Escócia), o Presidente da IUPAC teve vários encontros com Presidentes de associações/sociedades químicas no mundo, para o planejamento do Ano Internacional da Química.

 Pesos Atômicos Revisados : durante a reunião realizada em Pisa (Itália), em agosto de 2007, a Comissão de Pesos Atômicos e Abundâncias Isotópicas recomendou mudanças nos pesos atômicos de cinco elementos - lutécio , molibdênio , níquel , ytérbio e zinco.

 Conheça o material didático, as bases de dados, as recomendações sobre nomenclatura e terminologia, e muitas outras informações, disponíveis na página de publicações da IUPAC.

 Conheça também o material didático apresentado no website Multiple Uses of Chemicals, resultado de um projeto do Comitê de Educação Química da IUPAC. Apresenta informações sobre os usos benéficos e maléficos dos produtos químicos, incluindo a produção de armas químicas. O material didático chama atenção para a Convenção de Armas Químicas e estimula os estudantes a desenvolverem seus próprios códigos de conduta !

 Conheça o Identificador Químico Internacional (InChI), que inclui o programa (software), código de fonte, condições de licenciamento e toda a documentação explicativa.

 Para outros informes e para se inteirar sobre os mais recentes acontecimentos, visite o website da IUPAC.

topo


Publicações  da  IUPAC

 Para informações mais detalhadas, visite o site de Publicações da IUPAC. Aqui destacamos algumas dessas publicações.

 PAC-Pure and Applied Chemistry  e  CI-Chemistry International  são as duas principais publicações periódicas da IUPAC.  Na edição de agosto/2006 da Chemistry International, e especificamente na seção  COCI Corner, o Comitê (Committee on Chemistry and Industry) informa os tópicos mais relevantes e emergenciais para atuação da IUPAC junto à indústria química mundial.

 Chemical Education International teve seu último volume editado em 2008.

 O Livro Dourado  (Compêndio de Terminologia Química) e o Livro Verde  (Grandezas, Unidades e Símbolos em Físico-Química) estão disponíveis eletronicamente.

 Práticas em Química Medicinal - uma coleção de 41 exercícios laboratoriais, de fácil execução; além de sua interdisciplinaridade, muitos exercícios utilizam produtos naturais como base de trabalho.

 TEAMWORK - newsletter que informa sobre as principais atividades e projetos da Divisão de Química Analítica da IUPAC.

 Outras Publicações da IUPAC :   Livros  ;  Recomendações Provisórias  ;  Relatórios Técnicos  ;  Outros Recursos (Nomenclatura e Terminologia; Bases de Dados; Recursos Educacionais etc).
      Algumas dessas publicações mais antigas são relacionadas a seguir, pela sua relevância. São fornecidos os respectivos links para as antigas páginas do website da IUPAC.
      Todas as publicações estão em inglês, mas colocamos seus títulos em português, para facilitar.

2007

- Termodinâmica, Solubilidade e Temas Ambientais

- Colóides e Partículas Ambientais: Comportamento, Separação e Caracterização

- Processos Biofísico-Químicos de Metais Pesados e Metalóides em Solos

2006

- Agregando e Relatando Resultados Analíticos

- Compostos Aromáticos Inéditos

- Elementos-Traço em Alimentos

- Fotoquímica : artigos apresentados no XXI Simpósio, em Kyoto (Japão)

- Fundamentos da Toxicologia

- Inovação em Química

- Novos Materiais e sua Síntese

- Organometálicos em Síntese Orgânica

- Potencial dos Métodos Computacionais

- Química do Plasma

- Química Verde / Sustentável

- Solubilidade de Hidrocarbonetos em Água e Água do Mar

2005

- Dados Cinéticos para Modelagem do Processo de Combustão

- Estruturas Supramoleculares de DNA

- Fenômenos de Solubilidade

- Físico-Química Orgânica

- Novas Aplicações de Polímeros

- Química de Polímeros: Reações e Processos

- Química dos Heteroátomos

- Química e Bioquímica do Vanádio

- Química Medicinal

- Redes e Gels Poliméricos (Biológicos e Sintéticos)

- Termodinâmica Química

- Tópicos Especiais em Síntese Orgânica

topo


Relatórios e Recomendações da IUPAC

O website da IUPAC está sendo re-estruturado e muitos dos links abaixo fornecidos estão temporariamente "fora do ar".
Sugerimos que visitem a página de Recomendações Provisórias da IUPAC, para informações mais atualizadas.
Críticas e sugestões sobre as recomendações de nomenclatura, terminologia e simbologia poderão ser enviadas aos coordenadores dos respectivos projetos, cujos e-mails são fornecidos nas páginas das publicações.


- Avaliação Crítica das Constantes de Estabilidade de Complexos Metálicos para Aplicação Biomédica e Ambiental

- Dados Referenciais de Densidade e Viscosidade de Alumínio e Ferro (estado líquido)

- Definições de Termos relacionados à Espectrometria de Massas

- Dicionário de Termos em Toxicologia

- Diretrizes para Determinações Potenciométricas em Suspensões : Parte A - Efeito da Suspensão

- Diretrizes para Determinações Potenciométricas em Suspensões : Parte B - Medidas de pH em Suspensões de Solos

- Diretrizes para Medidas de RMN na Determinação dos Valores de pKa

- Educação e Códigos de Conduta para cumprimento das Normas explicitadas na Convenção de Armas Químicas

- Especiação Química de Metais Pesados e Ligantes Inorgânicos, de Importância Ambiental

- Espectrometria de Massa a Alta Temperatura  (Técnicas Instrumentais, Seções de Choque de Ionização, Medidas de Pressão e Dados Termodinâmicos)

- Estrutura Química e Propriedades Físicas de Copolímeros de Olefinas Cíclicas

- Glossário de Termos em Fotoquímica

- Glossário de Termos em Toxicologia

- Glossário de Termos relacionados a Pesticidas

- Glossário de Termos relacionados às Propriedades Térmicas e Termomecânicas de Polímeros

- Glossário de Termos relacionados à Solubilidade

- Guia Prático para Medição e Interpretação de Propriedades Magnéticas

- JCAMP-DX para Ressonância Magnética de Eletrons

- Medição e Interpretação de Fenômenos Eletrocinéticos

- Nome e Símbolo do Elemento de Número Atômico 111

- Nomenclatura de Macromoléculas Orgânicas Cíclicas com base na Estrutura Química

- Nomenclatura em Química Inorgânica

- Nomenclatura para Rotaxanos

- Numeração dos Fulerenos

- Padrões, Calibração e Diretrizes em Microcalorimetria

- Padrões para Representação Gráfica de Estruturas Químicas

- Perfis Citocinéticos em Seres Humanos Expostos a Metais

- Pesos Atômicos dos Elementos (última versão)

- Polianilina: Filmes Finos e Dispersões Coloidais

- Propriedades e Unidades em Ciências Laboratoriais Clínicas : Parte XX - Toxicologia Clínica e Ambiental em Seres Humanos

- Química Pós-Genômica

- Rastreamento Metrológico de Resultados Experimentais em Química

- Representação Gráfica de Configurações Estereoquímicas

- Terminologia de Polímeros contendo Íons, Grupos Iônicos e Ionizáveis

- Terminologia para Agregação e Auto-Organização de Polímeros

- Terminologia para Microtecnologia em Laboratórios Clínicos

- Terminologia utilizada na Amostragem de Solos

- Termos relacionados à Estrutura e Processamento de Gels e Redes Inorgânicas e Poliméricas

- ThermoML - Software para Armazenamento e Recuperação de Propriedades Termodinâmicas

- Transporte de Pesticidas via Macroporos


topo


Cooperação  Internacional

Prêmios

 Prêmio CHEMRAWN VII para "Atmospheric and Green Chemistry 2012" : esse prêmio bienal, no valor de US$ 5.000 é concedido a um(a) jovem cientista, preferencialmente com menos de 45 anos e de um país "em desenvolvimento". Em 2012 a ganhadora foi a Dra. Rashmi Snaghi (Institute of Technology em Kanpur, India). Indicações de candidatos deverão ser enviadas para a Secretaria da IUPAC. Cada indicação deverá incluir : o curriculum do(a) candidato(a), duas cartas de recomendação e um resumo da pesquisa, ressaltando sua contribuição para as áreas de Química Atmosférica / Química Verde.

 For Women in Science (Para Mulheres na Ciência) : esse Programa foi lançado em 1998, fruto de uma parceria entre o Grupo L'Oréal e a UNESCO. A iniciativa contempla, anualmente, cinco notáveis cientistas, uma por continente, com uma bolsa-auxílio (grant) no valor de cem mil dólares. Em 10 anos de história, o Programa tem incentivado centenas de pesquisas na África, Ásia, Europa, América Latina e América do Norte.
Com o slogan "O mundo precisa de ciência. A ciência precisa de mulheres", o Programa visa incentivar a presença feminina na linha de frente do conhecimento e reconhecer a contribuição científica das mulheres em todo o mundo. Além da visibilidade ao trabalho das pesquisadoras, a conquista do prêmio garante condições favoráveis para a continuidade de seus projetos de pesquisa, por meio de auxílio financeiro. Três cientistas brasileiras já foram contempladas com o prêmio internacional : Mayana Zatz (da USP, em 2001), Lucia Previato (da UFRJ, em 2004) e Belita Koiller (da UFRJ, em 2005).
Em 2000, o Programa ampliou sua abrangência com a criação do "L'Oréal/UNESCO Fellowship Program" e passou também a oferecer 3 bolsas por continente para jovens promissoras cientistas. A partir de 2001, o Programa "L'Oréal/UNESCO For Women in Science" deu início a um processo de internacionalização com a criação de premiações em outros locais. Hoje, mais de 35 países desenvolvem iniciativas próprias inspiradas no projeto, sempre com o apoio das Comissões Nacionais da UNESCO e de instituições científicas renomadas.
No Brasil, o Programa "Para Mulheres na Ciência" nasceu em 2006, numa parceria entre a L'Oréal Brasil,   a  ABC-Academia Brasileira de Ciências  e  a  Comissão Nacional da UNESCO. A versão brasileira desse Programa de Bolsa-auxílio (grant) visa apoiar projetos científicos de alto mérito a serem desenvolvidos durante 12 meses por jovens pesquisadoras-doutoras em instituições nacionais. O valor de cada Bolsa é o equivalente a US$ 20.000 (vinte mil dólares americanos), convertidos em reais, para aplicação em 12 meses. As Bolsas são atribuídas nas áreas de Ciências Físicas (1 bolsa), Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde (4 bolsas), Ciências Matemáticas (1 bolsa) e Ciências Químicas (1 bolsa).
A cerimônia da premiação 2008 "Para Mulheres na Ciência" ocorreu no Golden Room do Hotel Copacabana Palace, Rio de Janeiro. A Profa. Carmen Lucia Branquinho representou a Associação Brasileira de Química, nessa solenidade, a pedido do Presidente da ABQ.  Vejam algumas fotos da Cerimônia de Premiação 2008 :
- FOTO 1 (as 6 das 7 cientistas laureadas que comparecem à cerimônia, com seus respectivos Diplomas);
- FOTO 2 (as cientistas laureadas em 2008, com : o Presidente da Academia Brasileira de Ciências - Prof. Jacob Palis - ao centro da foto; outros Acadêmicos da ABC que participaram da Comissão Julgadora; a Diretora Científica da L'Oréal Brasil - Dra. Suely Bordalo e o Representante da UNESCO - Sr. Pedro Lessa);
- FOTO 3 (as laureadas, na fileira de trás; a apresentadora da cerimônia e jornalista da TV Globo e a Profa. Carmen Branquinho, na frente)
A seguir relacionamos os nomes das premiadas, suas instituições de origem e os títulos de seus projetos de pesquisa :
em Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde
- Dra. Daniela Dornelles Rosa, do Serviço de Oncologia do Hospital Fêmina - RS, com o projeto "Análise de Fatores de Risco para Recidiva por Câncer de Mama no Estado do Rio Grande do Sul"
- Dra. Janine Inez Rossato, do Instituto de Pesquisas Biomédicas da PUC-RS, com o projeto "Estudo sobre a Interação entre o Sistema Dopaminérgico e BDNF na Persistência da Memória de Longa Duração"
- Dra. Lucielli Savegnago, do Centro de Ciências da Saúde da UNIPAMPA, com o projeto "Análise da Diferença de Comportamento entre Camundongos Machos e Fêmeas no Efeito Antidepressivo e Ansiolítico pelo Disseleneto de Difenila"
- Dra. Maria Augusta Arruda, do Departamento de Farmacologia da UERJ, com o projeto "Atividade NADPH Oxidase: Implicações na Resposta Inflamatória, Doenças Vasculares e Câncer"
em Ciências Físicas : Dra. Adriana Fontes, do Departamento de Biofísica e Radiobiologia da UFPE, com o projeto "Pinças Óticas para Estudos de Processos Celulares: Aplicação em Leucemia Mielóide Aguda"
em Ciências Matemáticas : Dra. Carolina Bhering de Araújo, do IMPA-RJ, com o projeto "O Espaço Projetivo e Variedades de Fano"
em Ciências Químicas : Dra. Luciana Gonzaga de Oliveira, do Departamento de Química Orgânica da UNICAMP.

Conheçam as jovens cientistas brasileiras  premiadas em 2009  ;  premiadas em 2010  ;  premiadas em 2011 e  premiadas em 2012.

Procure acompanhar o lançamento do edital para versão 2013 desse Prêmio L'Oréal/UNESCO. Normalmente, a data limite para inscrição é no mês de junho, podendo candidatar-se cientistas das áreas de Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde, Ciências Físicas, Ciências Matemáticas e Ciências Químicas.

 Prêmio ALTRAN : a Fundação ALTRAN promove, anualmente, um prêmio para incentivar a inovação tecnológica. Cada ano é escolhido uma temática diferente. Podem se inscrever pesquisadores, profissionais, estudantes e empresas que atuem na área relacionada à temática proposta.

 Trieste Science Prizes : a Academia de Ciências do Terceiro Mundo (TWAS-Third World Academy of Science) e a empresa Illycaffè S.p.A. instituíram prêmios, concedidos anualmente, em reconhecimento ao trabalho de cientistas dos países em desenvolvimento. Para cada ano são selecionadas diferentes áreas científicas.

 O Prêmio IUPAC para Jovens Cientistas tem por objetivo encorajar jovens talentos, no início de suas carrreiras científicas. Esse prêmio é conferido anualmente ao jovem cientista cuja tese de doutorado seja considerada de alta relevância para a Química.

 Prêmio Europeu para Jovens Pesquisadores (EURYI) : um estímulo aos jovens cientistas de todo o mundo, para conduzirem seus trabalhos de pesquisa, durante um período de cinco anos, em quaisquer dos países da Comunidade Européia. No momento, esse prêmio está suspenso, mas vale a pena verificar quando lançarão uma próxima edição do prêmio !

 Prêmio para Jovens Químicos : a Associação Européia de Ciências Químicas e Moleculares patrocinou, em 2006, a primeira edição desse prêmio, visando estimular o talento dos jovens cientistas, com menos de 34 anos. Atenção para a data limite em que as candidaturas deverão ser encaminhadas para a edição 2014 desse prêmio !

 Prêmio IUPAC-Richter em Química Medicinal : é patrocinado pela Gedeon Richter plc (Budapest, Hungria), em reconhecimento ao papel fundamental desse ramo da química para a saúde humana. O prêmio é conferido, a cada 2 anos, a um cientista de reconhecimento internacional, pela descoberta de um novo medicamento ou por sua contribuição à prática da química medicinal. A próxima edição desse prêmio será em 2014 e a data limite para indicações é, normalmente, 31 de dezembro do ano anterior.

 Prêmio Thieme-IUPAC em Química Orgânica Sintética : conferido, a cada 2 anos, a um cientista com idade inferior a 40 anos, cujo trabalho de pesquisa demonstre algum impacto na área de síntese orgânica. O prêmio é patrocinado pela Georg Thieme Verlag, pela IUPAC, pela Houben-Weyl e por editores de vários periódicos (Synthesis, Synlett, Science of Synthesis).

topo


Bolsas de Estudo e Pesquisa

 Fulbright Scholarships : 1 de agosto de 2013 é a data limite para inscrições à competição para obter Bolsas da Fundação Fullbright para o biênio 2014-2015.

 Science, Technology and Innovation Fellowships: várias são as oportunidades de bolsas oferecidas em áreas da ciência e da tecnologia, especialmente a nível de pós-doutorado - vejam ofertas das seguintes instituições : AAAS ; Alfred Sloan Foundation ; Chemical Heritage Foundation ; MBIE ; IFS ; Triangle Coalition e outras.

 O Green Chemistry Institute (fundado por iniciativa da ACS-American Chemical Society) oferece vários tipos de auxílio financeiro para estudantes e pesquisadores de países em desenvolvimento que desejem se engajar em projetos para promover a Química Verde !

 Cooperação Interuniversitária Espanha - Brasil : o Ministério de Economia e Competitividade da Espanha sempre divulga uma gama de ofertas de Bolsas e Auxílios relacionadas à Sutentabilidade e Inovação. Explorem os links fornecidos !

 Intercâmbio Acadêmico Brasil-Alemanha : no website do DAAD-Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, recomendamos que explorem o item Bolsas e Programas Interinstitucionais para conhecer as várias modalidades de auxílios oferecidos. Vale a pena ver, também, o Programa CAPES/DAAD.

 No site da UNESCO / Oficina Regional de Ciência para América Latina e Caribe, podem ser encontradas informações sobre todas as modalidades de Bolsas e Premios e como candidatar-se.

 O Consórcio Ibero-Americano para Educação em Ciência e Tecnologia (ISTEC) oferece oportunidades de bolsas e programas de intercâmbio de estudantes - veja Iniciativas.

 Oportunidades de Bolsas para Pesquisa e Treinamento estão sendo oferecidas pelo NIH - U.S. National Institutes of Health.

topo


Financiamento de Projetos

 Vejam ainda as principais áreas de pesquisa financiadas pela União Européia, com os inúmeros projetos de cooperação internacional.

 Cooperação com a Alemanha : o DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) e a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) estão recebendo inscrições de projetos de parcerias entre instituições, brasileiras e alemãs, de ensino superior e pesquisa, dentro de seus programas conjuntos PROBRAL e UNIBRAL.
O PROBRAL fomenta projetos bilaterais (teuto-brasileiros) de pesquisa, que incluem o intercâmbio de doutorandos, docentes e pesquisadores de ambos os países, por um período de dois a quatro anos. Fomenta passagens aéreas internacionais; bolsas para brasileiros em missão de estudos na Alemanha, nos termos das normas vigentes da CAPES; material de consumo de atividades correntes para a equipe brasileira (até o valor máximo de R$ 10.000,00). No momento, 71 cooperações beneficiam-se deste programa PROBRAL.
O UNIBRAL destina-se a parcerias entre cursos de graduação, viabilizando o intercâmbio de estudantes e docentes. O programa objetiva incentivar a mobilidade acadêmica, a aproximação de estruturas curriculares e o reconhecimento mútuo de créditos, além da implementação de estudos integrados de graduação e o aprendizado da língua do país parceiro, com aproximação entre as respectivas culturas. Atualmente, existem 26 projetos em andamento. O UNIBRAL prevê o custeio de viagens e estadias de estudantes por um período de seis a doze meses no Brasil e na Alemanha, além de viagens e estadias curtas para os coordenadores e docentes envolvidos no projeto.
Tanto UNIBRAL quanto PROBRAL são programas institucionais e não aceitam projetos e candidaturas individuais para intercâmbio. Além das informações fornecidas pelo site da CAPES, quaisquer outras informações mais detalhadas poderão ser obtidas no site do DAAD. As regras das novas variantes UNIBRAL III e PROBRAL III, que irão viabilizar o duplo diploma e o duplo doutorado, serão divulgadas em breve nos sites do DAAD e da Capes.

 Programa "Fraunhofer Attract" : apoia cientistas interessados em desenvolver pesquisas em quaisquer Institutos da Fraunhofer Gesellschaft (Alemanha). Os auxílios somam 2,5 milhões de Euros durante cinco anos. Vejam maiores detalhes sobre o programa e as datas limites para apresentação de projetos.

 Fundo Global para o Meio Ambiente : vejam as áreas prioritárias, como se candidatar aos financiamentos desse Fundo (GEF-Global Environment Facility), as várias modalidades de apoio financeiro - tudo no Manual para apresentação de propostas de projetos, que nos foi encaminhado pelo MCT-Ministério da Ciência e Tecnologia. Os projetos deverão ser apresentados, em inglês e em português, no formulário específico do GEF e deverão ser enviados à ASCAP-Assessoria de Captação de Recursos do MCT.

 Os interessados por possibilidades de cooperação institucional podem analisar as Propostas da Fundação TINKER para Iberoamérica.

 Explorem os links fornecidos no website da U.S. National Science Foundation, para obtenção de informações sobre as atuais oportunidades de financiamento oferecidas pela Fundação, especialmente nas várias sub-áreas da Engenharia , Educação e Meio Ambiente.

topo


Informes  da  ACS-American Chemical Society

 Atividades Internacionais da American Chemical Society : veja as notícias e especificamente os Prêmios e Auxílios administrados pelas ACS para encorajar o avanço da química em todos os seus aspectos.

 Ano Internacional da Química (2011) : descubra as novidades que a ACS está preparando para comemorar o IYC-International Year of Chemistry. Veja, também, as iniciativas para realçar os avanços da Química no cotidiano de nossas vidas.

 World Chemical Outlook : publicação especial, editada como parte do periódico Chemical and Engineering News, contém diagnósticos e prognósticos da indústria química no mundo. Vejam as matérias de janeiro/2010 sobre a indústria química em várias regiões:
América Latina  ;  Ásia  ;  Canadá  ;  Estados Unidos  ;  Europa  e  Oriente Médio.

 A edição 2008 do Diretório EPIC (Directory of Experiential Programs in Chemistry), que relaciona uma gama de programas de cooperação, ofertas de bolsas para treinamento em universidades ou para estágios em indústrias e instituições governamentais, e ainda posições de trabalho nos Estados Unidos e em outros países.

 A American Chemical Society está disponibilizando, gratuitamente via internet, para seus associados, a base de dados DGRweb (Directory of Graduate Research), que contém informações, a partir de 1999, sobre todas as Faculdades nos EUA e Canadá, com seus programas de pesquisa em química, engenharia química bioquímica, química medicinal e farmacêutica, toxicologia, polímeros e ciência dos materiais, e ciências ambientais. A consulta ao diretório pode ser feita por área de pesquisa, por localização geográfica, por instituição ou ainda utilizando outras variáveis e palavras-chave.

 Colaboração Estados Unidos-Brasil na Área de Biocombustíveis : com o auxílio da NSF-National Science Foundation, o Comitê de Atividades Internacionais da ACS está trabalhando para viabilizar um estreita cooperação técnica entre as comunidades químicas dos dois países.

 Indústria Química na América Latina : com mais de 535 milhões de habitantes em 20 países, um PIB (produto interno bruto) de US$ 2,26 trilhões e uma indústria química com rendimento anual de mais de US$ 100 bilhões, a América Latina é, sem dúvida, um importante segmento da indústria química mundial. Vale a pena ler :
- o relatório da American Chemical Society sobre esse assunto;
- o prognóstico do desempenho da indústria química no mundo, segundo relatórios publicados na Chemical and Engineering News em  janeiro/2006 ,  janeiro/2007 ,  julho/2007 ,  janeiro/2008 ,  julho/2008 ,  janeiro/2009 ,  julho/2009 ,  agosto/2009 ,  janeiro/2010 ,  janeiro/2011.

 Fundamentos em Química Ambiental : primeiro livro na área, editado em 2007, que contempla aspectos teóricos e práticos de processos químicos e bioquímicos que ocorrem no ar, na água, no solo e em sistemas vivos.

 A ACS criou uma  WIKI para catalisar a formação de comunidades de cientistas com interesse na América Latina, a fim de incentivar a organização de redes e a cooperação internacional. Qualquer pessoa poderá acessar o sítio web e trocar informações.

 Eventos da ACS : fique sabendo de todos os eventos (exposições, conferências, congressos e outros) promovidos pela American Chemical Society, explorando sua página web.

 PITTCON 2013 : na sua 64ª edição, a Pittsburgh Conference on Analytical Chemistry and Applied Spectroscopy será realizada de 17 a 21 de março de 2013 no Pennsylvania Convention Center, na Filadélfia (EUA).

 Pesquisadores na Índia relatam, em artigo técnico publicado no Journal of Chemical Information and Modeling, um novo método para prever a toxicidade de medicamentos, em estágio de desenvolvimento. Somente associados da ACS terão acesso ao texto completo do artigo, via Internet.

topo


Outros  Assuntos  e  Oportunidades

 CNPq_Expresso será instalado em 10 aeroportos : workshop realizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) na Infraero no Aeroporto Internacional Tom Jobim (antigo Galeão), no Rio de Janeiro, em 27 de março de 2012, marcou a implementação do CNPq_Expresso no local. Esse sistema para reduzir o tempo de liberação de insumos e equipamentos para pesquisa funcionou por um ano, em caráter de experiência, no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP).
Depois do Galeão, o sistema será implementado no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), em 10 de abril; em Brasília (DF), no dia 18 de abril; em Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC), no dia 24 de abril. No dia 22 de maio, o sistema chega ao Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte (MG). Em Recife (PE), Salvador (BA) e Fortaleza (CE) a instalação do CNPq_Expresso ocorre em 14 de junho.
O workshop, aberto pelo diretor de Gestão e Tecnologia da Informação do CNPq, teve a participação de representantes da Infraero, Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), parceiros na iniciativa. Também compareceram pesquisadores, representantes de instituições de pesquisas, de universidades e despachantes aduaneiros. Foram divulgados detalhes do CNPq_Expresso e apresentados os resultados de um ano de acompanhamento em Guarulhos. Este aeroporto foi escolhido para ser o piloto do programa porque recebe 60% das importações do país, como informou Nívia Aparecida Melo Wanzeller, coordenadora de importação do CNPq.
Selo - Um dos itens mais importantes adotado nesta nova fase do serviço é a identificação padronizada das cargas contendo material de pesquisa, com o Selo Pesquisa e fita adesiva CNPq_Expresso, que darão a elas tratamento rápido e prioritário nos terminais de carga. O selo e a fita serão afixados pelo exportador, que poderá receber os modelos por e-mail e imprimi-los. Ele também terá à disposição um e-mail em cada aeroporto que instalar o sistema para comunicar o despacho do material. Outro aviso por e-mail, desta vez o da chegada do material, deve ser enviado um dia antes da data prevista. A mensagem deve conter informações como o nome do importador, o número do equipamento aeronáutico ("container"), o número do vôo, e a previsão de chegada.
O CNPq_Expresso se baseou no regime aduaneiro Linha Azul, que facilita as atividades de empresas. A iniciativa já conseguiu reduzir de 20 para 5 dias o tempo de liberação das importações destinadas à pesquisa realizadas pelo CNPq, por cientistas, pesquisadores e entidades sem fins lucrativos devidamente credenciados pelo Conselho. Os parceiros envolvidos estudam a possibilidade de se estender o serviço CNPq_Expresso aos portos.
Ao longo do tempo, o CNPq verificou que grande parte dos problemas de importação para pesquisa decorre de "falhas no preenchimento dos formulários por parte dos atores envolvidos na ação de importação". Para eliminar os equívocos, em julho de 2011 foi lançado, pelo CNPq, o Tutorial de Importação para Pesquisa (TIP), sistema on-line que orienta os agentes envolvidos no processo, tanto no Regime Simplificado quanto no Regime Normal de Importação. O portal permite realizar simulações completas, trazendo exemplos de formulários e documentos preenchidos, além de todo o caminho detalhado para que a importação seja legal e ágil.
Este ano, o Ministério da Fazenda liberou US$ 700 milhões para a importação de material e equipamento de pesquisa. Em 2011, foram disponibilizados US$ 650 milhões e as importações autorizadas somaram US$ 510 milhões.

 Ano Internacional da Química - 2011 : como resultado da reunião da Assembléia Geral das Nações Unidas (AGNU), que decorreu de 31 de julho a 6 de agosto de 2009, em Glasgow, na Escócia (Reino Unido), proclamou-se 2011 como o Ano Internacional da Química, sob o tema "Química - a nossa vida, o nosso futuro". A agenda de comemorações foi organizada pela IUPAC e pela UNESCO. Os dias 27 e 28 de janeiro de 2011, foram a data escolhida para a abertura oficial desta celebração, em Paris, sede da UNESCO.
O objetivo do Ano Internacional da Química é celebrar as contribuições da química para o bem-estar da humanidade. A química é fundamental para a nossa compreensão do mundo e do cosmos. As transformações moleculares são centrais para a produção de alimentos, medicina, combustíveis e inúmeros produtos manufaturados e naturais. A programação do Ano Internacional da Química também será inserida nas atividades da Década da Educação e do Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), estabelecida pela UNESCO. Assim, as atividades programadas para 2011 darão ênfase à importância da química para os recursos naturais sustentáveis. Além disso, no ano 2011 comemora-se o 100º aniversário do Prêmio Nobel em Química para Marie Sklodowska Curie, o que, de acordo com os organizadores, motivará uma celebração pela contribuição das mulheres à ciência.
No mundo inteiro, diversas formas de atividades estão sendo desenvolvidas com o propósito de divulgar essa ciência e contribuir para a educação em todos os níveis. Vejam algumas das atividades programadas:
- No Brasil: ABQ / AIQ 2011  ;  ABQ / Programa Olimpíadas de Química  ;  AIQ 2011 (site oficial do Brasil)  ;  PUC-SP
- Em outros países: ACS-American Chemical Society  ;  Chemical Heritage Foundation  ;  EPO-European Patent Office  ;  IYC-2011 Australia  ;  IYC-2011 Canada  ;  IYC-2011 Finland  ;  IYC-2011 Japan  ;  IYC-2011 New Zealand  ;  RSC-Royal Society of Chemistry  ;  SPQ-Sociedade Portuguesa de Química  ;  UNL-Universidade Nova de Lisboa.

 Palestra de Akira Suzuki no CRQ-IV : Vencedor do Prêmio Nobel de Química de 2010 ao lado de Richard Heck, da Universidade de Delaware (EUA), e de Ei-ichi Negishi, da Universidade de Purdue (EUA), o Prof. Akira Suzuki, da Universidade de Hokkaido (Japão), deu uma palestra no auditório do Conselho Regional de Química - IV Região (São Paulo) no dia 05 de setembro de 2011. A vinda de Suzuki ao Brasil contou com o patrocínio da Indústria Química UMICORE, multinacional belga, com instalações em Guarulhos, Americana e Manaus. Por representar um marco relevante nas ações brasileiras voltadas ao Ano Internacional da Química, o CRQ-IV apoiou a iniciativa, cedendo suas instalações para este importante evento.
"Suzuki's Coupling Reactions and its Application in Chemical Industries" foi o título de sua palestra.

 OPCW Associate Programme 2011 : OPCW é a sigla, em inglês, para Organisation for the Prohibition of Chemical Weapons (Organização para Proibição de Armas Químicas), entidade sediada em The Hague (Holanda). No período de 21 de julho a 23 de setembro de 2011, a Divisão de Cooperação Internacional da OPCW estará oferecendo um Programa visando a melhor compreensão dos objetivos da Convenção de Armas Químicas, de modo a promover o uso pacífico da Química, com especial ênfase para aspectos de segurança. Serão aceitas inscrições de candidatos até 5 de fevereiro de 2011. Conheça mais sobre o Programa e as instruções para inscrição.

 Criação da Associação Latino-Americana de Ecologia Química (ALAEQ) e da Sociedade Brasileira de Ecologia Química (SBEQuim) : ambas foram criadas durante o VI Encontro Brasileiro de Ecologia Química (VI EBEQ) realizado em Viçosa, Minas Gerais, entre os dias 01 e 04 de dezembro de 2009. A ALAEQ teve seu 1º Encontro bianual realizado em Montevidéu (Uruguai), de 17 a 20 de outubro de 2010. A SBEQuim torna-se oficialmente a entidade promotora dos EBEQs.
Já foram iniciados os trabalhos de divulgação, registro e criação de website dessas duas novas entidades, e em breve será feito convite aos pesquisadores interessados para afiliação. Em ambos os casos, o valor da anuidade será sempre simbólico, e o trabalho das entidades será em conjunto, visando o fortalecimento regional da Ecologia Química, que já vem obtendo grandes destaques e acompanhando o marco da economia brasileira dentro do cenário internacional.
Um brasileiro foi nomeado para a próxima eleição de Vice-Presidente (Presidente Eleito) da International Society of Chemical Ecology e a nomeação foi endossada por 14 ex-Presidentes da ISCE.

 Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) : vale a pena acessar o 4º Relatório do IPCC que contém um sumário (23 páginas) uma introdução, 6 blocos temáticos (totalizando 52 páginas), um glossário, numerosos gráficos e tabelas que elucidam, quantificam e sintetizam opiniões sobre as mudanças climáticas no mundo !

 O BIPM-Bureau Internacional de Pesos e Medidas, sediado na França, lançou a 8ª edição da publicação Sistema Internacional de Unidades : em francês  e  em inglês.

 A Imagem Pública da Química : retratada em artigos que compõem a edição especial do International Journal for Philosophy of Chemistry (vol. 12 nº 1, 2006), resultou num livro editado por J. Schummer (Alemanha), B. Bensaude-Vincent (França) e B. Van Tiggelen (Bélgica).

 Cinética Química e Dados Fotoquímicos para Estudos Atmosféricos - publicação do NASA Panel for Data Evaluation.

 Livre acesso ao Portal de Periódicos da CAPES : nosso Ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou que parte dos documentos e bases de dados presentes nesse importante o Portal (e que estava restrito a 163 instituições brasileiras com ensino de pós-graduação) poderá ser livremente acessada. São 1.050 publicações nacionais e internacionais que as editoras concordaram em disponibilizar de forma gratuita.
Outro anúncio do Ministro é que o Governo Federal investirá R$ 20 milhões na aquisição de livros para as bibliotecas das 55 instituições federais de ensino superior. O objetivo é recuperar os acervos das instituições, especialmente em relação às publicações utilizadas nos cursos de graduação. A necessidade desse investimento foi constatada a partir dos dados obtidos no último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

 Química e Globalização : até os dias de hoje, as políticas públicas não conseguiram encontrar um método que estabeleça um balanço entre os benefícios e os riscos das substâncias químicas. A proposta da Comissão Européia sobre legislação de novas substâncias gerou debates e controvérsias. Vejam o interessante artigo intitulado "European Union Environmental Policy under Pressure: Chemicals Policy Change between Antagonistic Goals?", escrito por Dieter Pesendorfer, pesquisador do Departamento de História e Ciência Política da Universidade de Salzburg, Áustria.

 Doação de equipamentos : conheça os programas e mecanismos de várias instituições estrangeiras que doam instrumentos científicos, acessórios e computadores para pesquisa.

 Centro Binacional de Nanociências e Nanotecnologia : uma cooperação entre Argentina e Brasil, a fim de divulgar e fortalecer seus esforços de pesquisa. Leiam, também, a matéria publicada no InovaBrasil.

 Energia proveniente da Biomassa : o consumo de combustíveis fósseis pela indústria está cada vez menos viável face à diminuição das reservas e aos efeitos indesejáveis da produção de energia e suas conseqüências ao meio ambiente.

 Nos últimos 15 anos, o Consórcio Íbero-Americano de Educação em Ciência e Tecnologia (ISTEC-Ibero American Science and Technology Education Consortium) tem tido realizações de sucesso :
- mais de 600.000 estudantes de graduação e pós-graduação foram capacitados nos 172 laboratórios estabelecidos em 17 países da região;
- foram doados mais de um milhão e meio de dólares em equipamentos, beneficiando 68 universidades no Norte, Centro e Sul América;
- foram criadas redes de bibliotecas em cinco países: México, Colômbia, Argentina, Brasil e Venezuela, nas quais intercambiam-se mais de 12.000 documentos com um economia média de U$100.000 dólares por ano.

 Relatório sobre Educação Científica, Recursos Humanos e Atitude Pública com Relação à Ciência e Tecnologia (título original, em inglês : "Science Education, Human Resources and Public Attitude towards Science and Technology") : esse importante relatório, com 154 páginas, é o resultado de um estudo apoiado pela INSA (Indian National Science Academy) e realizado pelo NCAER (National Council of Applied Economic Research, Nova Delhi, Índia). Contém uma grande quantidade de informações sobre o setor de educação superior, na Índia, englobando dados de 200 universidades e 12.000 faculdades.


Recursos Informativos na Área da Educação

 ver o Website específico da ACS para a área da Educação em Química (nível médio, graduação e pós-graduação).

 perfis profissionais para químicos, em várias áreas : agroquímica ; alimentos ; ambiental ; analítica ; bioquímica ; biotecnologia ; catálise ; colóides e superfícies ; consultoria ; editoração científica ; educação ; engenharia química ; físico-química ; geoquímica ; gerenciamento de P&D ; gerenciamento de rejeitos ; hidroquímica ; informação química ; inorgânica ; materiais ; orgânica ; papel e celulose ; petróleo e derivados ; polímeros ; química forense ; química industrial ; química medicinal ; química têxtil e comercialização de produtos químicos.

 Planejando sua Graduação em Química : esse portal é um ótimo guia para estudantes que desejam ingressar em universidades americanas, pois os auxilia a selecionar um programa que melhor atenda suas aspirações.

 o livro intitulado "Química: um projeto da American Chemical Society", foi publicado pela editora Reverte Publishing, em espanhol. Leia os comentários sobre o livro.

 Science Alive : iniciativa da Chemical Heritage Foundation e disseminada via rede WWW, com textos e outros materiais que permitem relacionar a história e a natureza da ciência com os conceitos químicos modernos. Professores de ensino médio : explorem alguns recursos didáticos.

 Encontra-se disponível, gratuitamente via internet, um conjunto de manuais para o ensino da Microquímica (recursos para professores e apostilas para estudantes), resultantes do Global Microscience Project, desenvolvido e promovido pela UNESCO.

 QUÍMICA VERDE - livros e uma gama de recursos para o ensino médio e universitário.

 Esverdeando o Currículo de Química (título orginal, em inglês : "Greening Across the Chemistry Curriculum") : já está disponível, gratuitamente, a tradução para o português desse material educacional para a introdução da química verde nas diferentes disciplinas lecionadas nos cursos de graduação em química do país. O site original foi desenvolvido por professores da Universidade de Scranton (EUA), sob coordenação do Prof. Michael Cann. A tradução foi feita pelo grupo de síntese orgânica da Universidade Federal de Pelotas.

 A AAAS-American Association for the Advancement of Science disponibiliza vários recursos para o ensino de Ciências, especialmente ao nível do segundo grau.

 como organizar uma Semana da Química : atividades para crianças, idéias para eventos e muitas outras dicas.

topo


Congressos, Conferências e Simpósios


Próximos  Eventos

 XXIII International Symposium on Medicinal Chemistry
    Data : 07 a 11 de setembro de 2014
    Local : Lisbon Congress Center, Lisboa (Portugal)

 16th International Congress on Photobiology
    Data : 08 a 12 de setembro de 2014
    Local : Universidad Nacional de Córdoba (Argentina)

 XXIII Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil
    Data : 16 a 19 de setembro de 2014
    Local : Centro de Cultura e Eventos da UFGO, Campus Samambaia, Goiânia/GO (Brasil)

 13th IGAC Science Conference on Atmospheric Chemistry
    Data : 22 a 26 de setembro de 2014
    Local : Centro de Convenções, Natal/RN (Brasil)

 VII Congreso Iberoamericano de Física y Química Ambiental  e  XII Encuentro de Química Analítica y Ambiental (EQAA)
    Data : 06 a 10 de outubro de 2014
    Local : Viña del Mar (Chile)

 31º Congresso Latinoamericano de Química e XXVII Congreso Peruano de Química
    Data : 14 a 17 de outubro de 2014
    Local : Sheraton Hotel & Convention Center, Lima (Peru)

 VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais e II Simpósio Iberoamericano de Investigação em Câncer
    Data : 27 a 30 de outubro de 2014
    Local : Hotel Praia do Sol, Ilhéus / BA (Brasil)

 8ª Feira e Congresso Internacionais de Compósitos, Poliuretano e Plásticos de Engenharia (FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR)
    Data : 11 a 13 de novembro de 2014
    Local : Expo Center Norte, São Paulo/SP (Brasil)

 International Conference on Artificial Photosynthesis
    Data : 24 a 28 de novembro de 2014
    Local : Awaji Yumebutai International Conference Center, Awaji City / Hyogo (Japão)

 Calendário de eventos da  ACS-American Chemical Society  (agendados até 2015)

 Calendário de eventos da  Gesellschaft Deutscher Chemiker / German Chemical Society  (agendados até 2014)

 Calendário de eventos do  IEEE-Institute of Electrical and Electronics Engineers  (agendados para 2013)

 Calendário de eventos da  RSC-Royal Society of Chemistry  (agendados para 2013)

 Calendário de conferências em  Química  (agendados para 2013)

 Calendário de conferências em  Bioquímica  (agendados para 2013)

 Calendário de conferências em  Biotecnologia  (agendados para 2013)

 Calendário de conferências em  Nanotecnologia  (agendados para 2013)

 Eventos da Chemical Heritage Foundation  (agendados para 2013)

 Eventos da  IUPAC-International Union of Pure and Applied Chemistry (agendados até 2014)

 Eventos da  Redox Technologies, Inc.  (agendados para 20123)


topo


Eventos  Realizados   (mantidos apenas os eventos cujos websites continuam operantes)

 IV Jornadas Ibéricas de Fotoquímica
    Data : 29 de Junho a 2 de Julho de 2014
    Local : Sana Malhoa Hotel, Praça de Espanha, Lisboa (Portugal)

 20th International Symposium on Surfactants in Solution
    Data : 22 a 27 de junho de 2014
    Local : Auditório Principal da Universidade de Coimbra (Portugal)

 I Symposium on Current Topics in Molecular Biophysics
    Data : 21 a 23 de maio de 2014
    Local : Instituto de Física da Universidade de São Paulo/SP (Brasil)

 Conferencia Internacional sobre Comunicación Pública de la Ciencia y la Tecnología
    Data : 05 a 08 de maio de 2014
    Local : Salvador/BA (Brasil)

 Encontro da Sociedade Portuguesa de Química Analítica
    Data : 14 a 15 de abril de 2014
    Local : Departamento de Química, Universidade de Coimbra (Portugal)

 33ª Reunión Anual Latinoamericana de Petroquímica
    Data : 16 a 19 de novembro de 2013
    Local : Hotel Hilton, Cartagena (Colômbia)

 6th International Congress on Electroceramics
    Data : 09 a 13 de novembro de 2013
    Local : João Pessoa/PB (Brasil)

 6th International Symposium on Residue Management in Universities
    Data : 06 a 08 de novembro de 2013
    Local : Depto. de Química da Universidade Federal de Santa Maria/RS (Brasil)

 I Reunión Latinoamericana de Cristalografía
    Data : 29 de outubro a 01 de novembro de 2013
    Local : Pabellón Argentina, Universidad Nacional de Córdoba (Argentina)

 4º Simposio Latinoamericano de Química de Coordinación y Organometalica
    Data : 13 a 17 de outubro de 2013
    Local : Hotel Las Brisas, Huatulco / Costa Pacífica de Oaxaca (México)

 3° Congresso Analítica Latin America
    Data : 24 a 26 de setembro de 2013
    Local : Transamerica ExpoCenter, São Paulo (Brasil)

 Graphene Brazil 2013
    Data : 22 a 25 de setembro de 2013
    Local : Hotel Ferradura Resort, Búzios/RJ (Brasil)

 13º Congresso Internacional de Tintas
    Data : 16 a 18 de setembro de 2013
    Local : ABRAFATI, São Paulo/SP (Brasil)

 18th International Conference on Flow Injection Analysis
    Data : 15 a 20 de setembro de 2013
    Local : Hotel Fênix, Porto (Portugal)

 8th Brazilian-German Workshop on Applied Surface Science
    Data : 15 a 20 de setembro de 2013
    Local : Kongresshotel Bamberg (Alemanha)

 XVIII Encontro Nacional e IV Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos
    Data : 15 a 18 de setembro de 2013
    Local : Centro de Convenções Rebouças, São Paulo/SP (Brasil)

 246th ACS National Meeting & Exposition: "Chemistry in Motion"
    Data : 08 a 12 de setembro de 2013
    Local : Indianapolis, Indiana (EUA)

 1st Portuguese-Brazilian Organic Chemistry Symposium e 10th Portuguese National Meeting of Organic Chemistry
    Data : 04 a 06 de setembro de 2013
    Local : Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (Portugal)

 15th International Symposium on Advances in Extraction Technologies
    Data : 05 a 07 de agosto de 2013
    Local : Tropical Tambaú Beach Resort, João Pessoa/PB (Brasil)

 68° Congresso Internacional da ABM-Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração
    Data : 30 de julho a 02 de agosto de 2013
    Local : EXPOMINAS-Gameleira, Belo Horizonte/MG (Brasil)

 18th Meeting of the International Society of Magnetic Resonance (ISMAR 2013)  e  14th NMR Users Meeting
    Data : 19 a 24 de maio de 2013
    Local : Royal Tulip Hotel, São Conrado, Rio de Janeiro/RJ (Brasil)

 Workshop on "Frontiers in Condensed Matter Sciences"
    Data : 08 a 10 de abril de 2013
    Local : Gran Marquise Hotel, Fortaleza/CE (Brasil)

 12ª Conferência Latino-Americana de Físico-Química Orgânica
    Data : 07 a 11 de abril de 2013
    Local : Rafain Palace Hotel & Convention Center, Foz do Iguaçu/PR (Brasil)

 III International Symposium on Agricultural and Agroindustrial Waste Management
    Data : 12 a 14 de março de 2013
    Local : Hotel Fazenda Fonte Colina Verde, São Pedro/SP (Brasil)

 Annual Florida Heterocyclic and Synthetic IUPAC-Sponsored Conference  (FLOHET-2013)
    Data : 03 a 06 de março de 2013
    Local : J. Wayne Reitz Union, University of Florida, Gainesville (EUA)

 2nd Biotechnology World Congress
    Data : 18 a 21 de fevereiro de 2013
    Local : Women's College, Dubai (Emirados Árabes)

 5th International Conference on Drug Discovery and Therapy
    Data : 18 a 21 de fevereiro de 2013
    Local : Women's College, Dubai (Emirados Árabes)

 2nd French-Brazilian Meeting on Nanoscience, Nanotechnology and Nanobiotechnology
    Data : 10 a 14 de dezembro de 2012
    Local : International Centre for Condensed Matter Physics, Universidade de Brasília-DF (Brasil)

 1st International Conference on Environmental Bioinorganic and Toxicology Research
    Data : 06 a 08 de dezembro de 2012
    Local : ICAF/UNIFESP, Diadema/SP (Brasil)

 4º Encontro sobre Selênio e Telúrio
    Data : 03 a 06 de dezembro de 2012
    Local : Guarita Park Hotel, Torres/RS (Brasil)

  II Seminário Internacional de Ciências Forenses
    Data : 04 e 05 de dezembro de 2012
    Local : Instituto de Química da UFRJ, Rio de Janeiro (Brasil)

 V Congresso "Internacionalização da Ciência, Tecnologia e Conhecimento no Brasil Contemporâneo: Avanços e Desafios"
    Data : 10 de novembro de 2012
    Local : Centre of Latin American Studies, Alison Richard Building, University of Cambridge (Inglaterra)

 19th International Symposium, Exhibit & Workshops on Electro- and Liquid Phase-separation Techniques
    Data : 30 de setembro a 03 de outubro de 2012
    Local : Tremont Plaza Hotel / Baltimore Inner Harbor, Maryland (EUA)

 IV Simpósio de Estrutura Eletrônica e Dinâmica Moleclar  (IV SEEDMOL)
    Data : 24 a 28 de setembro de 2012
    Local : Pousada dos Pireneus Resort, Pirenópolis/GO (Brasil)

 12th Rio Symposium on Atomic Spectrometry
    Data : 17 a 21 de setembro de 2012
    Local : Mabu Thermas & Resort Hotel, Foz do Iguaçu/PR (Brasil)

 V Simpósio Internacional de Pós-Graduação e Pesquisa (Tema: "Inovação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico")
    Data : 12 a 14 de setembro de 2012
    Local : Centro de Convenções, Ribeirão Preto/SP (Brasil)

 International Conference on Diamond and Carbon Materials
    Data : 03 a 06 de setembro de 2012
    Local : Palacio de Exposiciones y Congresos, Granada (Espanha)

 4th IUPAC Conference on Green Chemistry
    Data : 25 a 29 de agosto de 2012
    Local : Mabu Thermas & Resort Hotel, Foz do Iguaçu/PR (Brasil)

 III Latin American Meeting on Biological Inorganic Chemistry   e   XVI Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry
    Data : 13 a 17 de agosto de 2012
    Local : Costão do Santinho Resort, Santa Catarina (Brasil)

 22nd International Conference on Chemical Thermodynamics   e   67th Calorimetry Conference
    Data : 05 a 10 de agosto de 2012
    Local : Búzios, RJ (Brasil)

 4th Global Stone Congress
    Data : 16 a 20 de julho de 2012
    Local : Borba, Região do Alentejo (Portugal)

 16th Annual Green Chemistry and Engineering Conference
    Data : 18 a 20 de junho de 2012
    Local : Marriott Wardman Park Hotel, Washington DC (EUA)

 VI Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais
    Data : 13 a 15 de junho de 2012
    Local : UEPG-Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná (Brasil)

 7th International Symposium on Advanced Materials and Nanostructures
    Data : 20 a 23 de maio de 2012
    Local : Park Hotel, Sorocaba/SP (Brasil)

 II Workshop de Fontes de Informação: Química e Propriedade Intelectual
    Data : 09 a 11 de maio de 2012
    Local : Escola de Química da UFRJ, Centro de Tecnologia Bloco E - Sala E 212, Ilha do Fundão/RJ (Brasil)

 VIII Simpósio Brasileiro de Farmacognosia  e  1st  International Symposium of Pharmacognosy
    Data : 18 a 22 de abril de 2012
    Local : Canabrava Resort, Ilhéus/BA (Brasil)

 XX Congresso da Sociedade Iberoamericana de Eletroquímica
    Data : 25 a 30 de março de 2012
    Local : Centro de Convenções / Fábrica de Negócios, Fortaleza/CE (Brasil)

 1° Encontro de Cinética e Dinâmica Química dos Países do Cone Sul
    Data : 28 de fevereiro a 02 de março de 2012
    Local : Instituto de Química da UFRJ-Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil)

 II Workshop Internacional em Irradiação de Micro-ondas
    Data : 12 a 14 de dezembro de 2011
    Local : Hotel Jacques Georges, Pelotas/RS (Brasil)

 XXXVII Congress of Theoretical Chemists of Latin Expression  (QUITEL 2011)
    Data : 04 a 09 de dezembro de 2011
    Local : Riviera Maya (México)

 3rd Brazilian Conference on Natural Products
    Data : 29 de outubro a 02 de novembro de 2011
    Local : Centro de Artes e Convenções da UFOP, Ouro Preto (Brasil)

 23rd International Symposium on Pharmaceutical and Biomedical Analysis
    Data : 09 a 12 de outubro de 2011
    Local : Hotel Tambaú, João Pessoa/PB (Brasil)

 2° Congresso Analítica Latin America
    Data : setembro de 2011
    Local : Transamerica ExpoCenter, São Paulo (Brasil)

 18th International Symposium on Industrial Crystallization
    Data : 13 a 16 de setembro de 2011
    Local : ETH Zurich (Suíça)

 XXXVII Colloquium Spectroscopicum Internationale
    Data : 28 de agosto a 02 de setembro de 2011
    Local : Hotel Atlântico Búzios Convention & Resort, Búzios/RJ (Brasil)

 XVIII Simpósio Brasileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica
    Data : 28 de agosto a 01 de setembro de 2011
    Local : Centro de Convenções do Hotel Dall'Onder, Bento Gonçalves/RS (Brasil)

 8th International Congress of Pharmaceutical Sciences
    Data : 21 a 24 de agosto de 2011
    Local : Centro de Convenções Ribeirão Preto/SP (Brasil)

 1st Brazilian Bioenergy Science and Technology Conference
    Data : 14 a 18 de agosto de 2011
    Local : Campos do Jordão/SP (Brasil)

 I International Symposium of Pharmacognosy e VIII Simpósio Brasileiro de Farmacognosia
    Data : 10 a 14 de agosto de 2011
    Local : Unique Palace, Brasília D.F. (Brasil)

 2nd Conference of the Brazilian Association for Aerosol Research
    Data : 01 a 05 de agosto de 2011
    Local : PUC-Pontícia Universidade Católica, Rio de Janeiro (Brasil)

 43rd IUPAC World Chemistry Congress : "Chemistry Bridging Innovation Among the Americas and the World"
    Data : 31 de julho a 05 de agosto de 2011
    Local : Convention Center, San Juan (Porto Rico)

 75th Prague Meeting on Macromolecules: Conducting Polymers - Formation, Structure, Properties, and Applications
    Data : 10 a 14 de julho de 2011
    Local : Institute of Macromolecular Chemistry, Praga (República Checa)

 3rd International Workshop on Advances in Cleaner Production
    Data : 18 a 20 de maio de 2011
    Local : Universidade Paulista, Campus Indianópolis, Mirandópolis, São Paulo (Brasil)

 3º Workshop Latinoamericano sobre Resíduos de Pesticidas, Alimentos y Medio Ambiente
    Data : 08 a 10 de maio de 2011
    Local : Radisson Montevideo Victoria Plaza Hotel, Montevidéu (Uruguai)

 13th Nuclear Magnetic Resonance Users Meeting
    Data : 02 a 06 de maio de 2011
    Local : Hotel do Frade, Angra dos Reis/RJ (Brasil)

 IX Simpósio Latino-Americano de Química Analítica Ambiental e Sanitária
    Data : 17 a 20 de abril de 2011
    Local : Hotel Deville, Salvador/Bahia (Brasil)

 20th International Conference on Ion Beam Analysis
    Data : 10 a 15 de abril de 2011
    Local : Plaza Itapema Resort & Spa, Santa Catarina (Brasil)

 International Conference on "Information and Communication Technology in Natural Science Education"
    Data : 11 a 14 de novembro de 2010
    Local : Conference Centre, Siauliai University (Lituânia)

 2nd Brazilian Workshop on Olefin Polymerization
    Data : 07 a 10 de novembro de 2010
    Local : Dall'Onder Grand Hotel, Bento Gonçalves-RS (Brasil)

 XXII International Congress on Glass
    Data : 20 a 25 de setembro de 2010
    Local : Salvador, Bahia (Brasil)

 Directing Biosynthesis 2010: Discovery, Evolution, Function
    Data : 15 a 17 de setembro de 2010
    Local : University de Durham (Inglaterra)

 Workshop Internacional sobre Objetos de Aprendizagem no Ensino de Ciências e Matemática
    Data : 20 a 23 de julho de 2010
    Local : Universidade Federal de São Carlos (Brasil)

 13th Electronic Conference on Synthetic Organic Chemistry
    Data : 01 a 30 de novembro de 2009
    Local : evento eletrônico com posters colocados no website e discussões por e-mail

 13th Brazilian Meeting on Organic Synthesis
    Data : 31 de agosto a 04 de setembro de 2009
    Local : São Pedro/SP (Brasil)

 15th International Sol-Gel Conference
    Data : 23 a 27 de agosto de 2009
    Local : Resort Summerville, Porto de Galinhas / Pernambuco (Brasil)

 XXIV International Conference on Photochemistry
    Data : 19 a 24 de julho de 2009
    Local : Beatriz Hotel, Toledo (Espanha)

 12th Nuclear Magnetic Resonance Users Meeting / 3rd Iberoamerican NMR Meeting
    Data : 04 a 08 de maio de 2009
    Local : Hotel do Frade, Angra dos Reis, RJ (Brasil)

 BIOPMAT International Conference on "Biopolymers: Sources, Transformation, Production and Innovating Applications"
    Data : 06 e 07 de março de 2008
    Local : Veracruz (México)

 International Conference on Chemistry at the Service of Society
    Data : 02 a 05 de dezembro de 2007
    Local : Jagiellonian University in Krakow (Polônia)

 VI Simposio Internacional de Química de Productos Naturales y sus Aplicaciones
    Data : 24 a 26 de outubro de 2007
    Local : Chillán, VIII Región del Bío-Bío (Chile)

 EUROAnalysis XIV
    Data : 09 a 14 de setembro de 2007
    Local : Universidade de Antuérpia (Bélgica)

 International Conference on Engineering Education - ICEE 2007
    Data : 03 a 07 de setembro de 2007
    Local : Universidade de Coimbra (Portugal)

 I Simpósio LatinoAmericano sobre Métodos Físicos e Químicos em Arqueologia, Arte e Conservação de Patrimônio Cultural
    Data : 11 a 16 de junho de 2007
    Local : Museu de Arte de São Paulo (Brasil)

 2nd International Symposium on Advanced Materials and Nanostructures
    Data : 03 e 04 de maio de 2007
    Local : São Carlos-SP (Brasil)

 1st International Symposium on Transparent Conducting Oxides
    Data : 23 a 25 de outubro de 2006
    Local : Ilha de Creta (Grécia)

 10th International Conference on Chemometrics in Analytical Chemistry
    Data : 10 a 15 de setembro de 2006
    Local : Campinas, SP (Brasil)

 8th European Conference on Research in Chemical Education
    Data : 31 de agosto a 01 de setembro de 2006
    Local : Budapeste (Hungria)

 I  Encontro Nacional do Biocombustível
    Data : 30 de agosto de 2006
    Local : Setor Bancário Norte, Quadra 1, Bloco C - Subsolo 1, Brasília (Brasil)
    Mais informações : relacoespublicas@cni.org.br

 1st European Chemistry Congress
    Data : 27 a 31 de agosto de 2006
    Local : Budapeste (Hungria)

 20th International Conference on Raman Spectroscopy
    Data : 20 a 25 de agosto de 2006
    Local : Yokohama (Japão)

 18th International Conference on Physical Organic Chemistry : New Interactions, New Materials, New Prospects
    Data : 20 a 25 de agosto de 2006
    Local : Varsóvia (Polônia)

 37th International Conference of Coordination Chemistry
    Data : 13 a 18 de agosto de 2006
    Local : Cape Town Convention Centre (África do Sul)

 10th Summer Symposium on Philosophy of Chemistry
    Data : 06 a 10 de agosto de 2006
    Local : Split (Croácia)

topo


Cursos de Curta Duração

Neste item, são divulgados os cursos de curta duração, oferecidos por outras associações/sociedades, que sejam de interesse para a comunidade química brasileira e que ofereçam algum tipo de subsídio financeiro aos candidatos.

Cursos agendados pela Gesellschaft Deutscher Chemiker (German Chemical Society) para 2014 em várias áreas da Química.

9ª Escola de Eletroquímica : será realizada no Instituto de Química da Universidade de São Paulo de 01 a 05 de dezembro de 2014. O evento é destinado a alunos de doutorado, recém-doutores e profissionais de indústria. Considerando que serão desenvolvidas partes teórica e experimental, 25 é o número máximo de participantes. Será feita uma seleção prévia dos inscritos. Aqueles que forem selecionados e não residam na cidade de São Paulo receberão um auxílio que inclui alojamento e refeições. As inscrições serão aceitas até 17 de outubro de 2014.

Curso Ciências Forenses Aplicadas a Segurança Pública : será realizado no dia 13/08/2014, a partir das 8:00 horas, no Auditório do Centro de Tecnologia, Bloco A - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Clique no link acima fornecido, para informações sobre a estrutura do curso e procedimentos para inscrição.

VI Escola de Inverno de Radiofarmácia e Radioquímica : será realizada no Centro de Medicina Nuclear / Instituto de Radiologia-da FMUSP, São Paulo, de 28 de julho a 01 de agosto de 2014. Abordando assuntos como: produção de radioisótopos em reatorres nucleares e ciclotron; produção e utilização de radiofármacos baseados em radiometal e compostos de carbono (11C) e flúor (18F); imagem pré-clina para estudos de desenvolvimento de radiofármacos. Inscrições até o dia 20 de junho de 2014.

VI Método Rietveld de Refinamento de Estrutura : realizado entre os dias 31 de março a 4 de abril de 2014 em Fortaleza, no Campus do Pici, Universidade Federal do Ceará. O método de refinamento Rietveld vem se destacando como um método indispensável na caracterização de materiais policristalinos. Suas potencialidades foram discutidas em profundidade durante os 5 dias de curso. Além de aulas teóricas, foi enfatizado o uso dos equipamentos (DRX e FRX) pelos participantes e a utilização da interface gráfica para o programa de refinamento DBWS e GSAS.
De 29/10 a 01/11/2013 ocorreu o Minicurso de Cristalografia Básica e Método de Rietveld organizado, em colaboração, pelo Laboratório de Cristalografia e Caracterização Estrutural de Materiais (LCCEM) da Universidade Federal do ABC (UFABC) e o Laboratório Computacional de Análises Cristalográficas e Cristalinas (LabCACC) do Instituto de Química de Araraquara da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Em maio de 2012, o LCCEM/UFABC e o LabCACC/IQ-UNESP Araraquara também organizaram um Minicurso de 4 dias sobre Cristalografia Básica e o Método de Rietveld.

8ª Escola de Eletroquímica : a tradicional Escola foi transformada, com o apoio financeiro da FAPESP, na "School of Advanced Sciences on Electrochemistry, Energy Conversion and Storage (SPASECS)" foi realizada no Instituto de Química da USP do 7 a 14 de dezembro de 2013, em S. Paulo. Destinado a alunos de doutorado, recém-doutores e profissionais de indústria, o evento contou com a presença de professores-conferencistas do Reino Unido, Estados Unidos, França e Alemanha. O curso englobou parte teórica e experimental.

Molecular Simulation Symposium and pDynamo Workshop : esses eventos em Modelagem Molceular e simulação, satélites ao XVII Simpósio Brasileiro de Química Teórica, serão realizados de 21 a 23 de novembro de 2013 no Instituto de Química da USP (São Paulo). Ao lado de seções práticas usando a biblioteca pDynamo, o eventos contarão com apresentações de palestrantes convidados:Daniel Zuckerman (Pittsburgh, EUA); Fernando Bachega (USP, Brasil); Gerd Rocha (UFPE, Brasil); Gerhard Hummer (NIH, EUA); Luis Rego (UFSC, Brasil); Marius Retegan (MPI-CEC, Alemanha); Martin Field (IBS, França); Pengyu Ren (Texas at Austin, EUA); Ramon Crehuet (IQAC, Espanha) e Troy Wymore (ORNL, EUA).

O curso sobre Tecnologia Analítica de Processos foi realizado de 14 a 18 de outubro de 2013 no Park Hotel em Recife (PE). Os principais ministrantes deste curso foram: Dr. José Cardoso Menezes (IST-Lisboa/Portugal) e Dr. Alberto Ferrer (UPV- Valencia/Espanha), ambos com larga experiência e atuantes neste tema tanto no meio acadêmico como no setor produtivo.
Tecnologia Analítica de Processos (TAP) pode ser definida como: "um sistema para planejar, analisar e controlar o processo de manufatura através de medidas ao longo do tempo (isto é, durante o processo) de parâmetros críticos de qualidade e desempenho, de matérias-primas e de produtos intermediários e finais, com o objetivo de assegurar a qualidade do produto final". É importante ressaltar que o termo TAP (ou PAT-Process Analytical Technology) é visto de forma ampla para incluir análises químicas, físicas, microbiológicas, matemáticas e de risco, de uma maneira integrada. A metodologia baseia-se em princípios bem estabelecidos em outras áreas científicas (química analítica de processo, quimiometria, controle estatístico multivariado de processos, sistemas de gestão da qualidade, etc), mas utilizados de forma integrada ao longo de ciclo de vida de um produto.

II Workshop sobre Polimorfismo e Nanofármacos foi realizado em 03 e 04 de outubro de 2013 no Parque Tecnológico São José dos Campos. Foram discutidas as oportunidades, as tendências e os desafios para a indústria farmoquímica e farmacêutica brasileira, com a participação de renomados especialistas. Dentre os consultores internacionais destacam-se:
- Dr. Joel Bernstein, da Ben-Gurion University of the Negev (Israel), da New York University in Abu Dhabi (Emirados Árabes) e, também, Assessor de várias empresas: (Pfizer, Johnson & Johnson, GlaxoSmithKline, Roche, Abbot,Sanofi-Aventis, Organon e Astra Zeneca).
- Dra. Nair Rodriguez Hornedo da University of Michigan (EUA) e Consultora da Food and Drug Administration (FDA) e de laboratórios farmacêuticos nos EUA.

O Workshop e Curso sobre Biodiesel: Obtenção e Análise de Qualidade, promovido pelo Instituto de Química (IQ) e pela Escola de Química (EQ) da UFRJ, foi realizado entre 04 e 09 de agosto de 2013, no Instituto de Química da UFRJ. O conteúdo programático incluiu: métodos para a obtenção do biodiesel e análise comparativa das diferentes matérias-primas; análise dos co-produtos e suas possíveis utilizações; obtenção experimental de biodiesel e métodos de caracterização da mistura diesel e biodiesel.

II Workshop de Engenharia de Petróleo : a foi realizado de 15 a 17 de Maio de 2013, no Centro de Convenções Raymundo Asfora, em Campina Grande (PB). O tema central do evento foi "Exploração e Produção de Petróleo e Gás". Além de palestras e apresentação de trabalhos técnico-científicos, foram oferecidos mini-cursos.

IV Bionatural e III Workshop de Química de Microorganismos : o Programa de Pós-Graduação em Química da UFPA e a Rede SISBIOTA/LaBioMMi/UFSCar realizaram o workshop no período de 09 a 12 de abril de 2013 em Belém (PA). O evento contou com a presença de professores renomados do Brasil na área de Química de Produtos Naturais e também com a presença do Dr. Gary Strobel, especialista em fungos endofíticos, da Montana State University/EUA.

Escola de Células Solares : o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanodispositivos Semicondutores (DISSE) realizou esse workshop, entre 28 e 30 de novembro de 2012, na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. Foram ministrados quatro cursos voltados para diferentes tipos de células solares, tais como: células solares orgânicas, filmes finos, cristalinas de alta eficiência e concentradores. Além disso, trabalhos sobre o estado da arte da pesquisa nesse campo, disponíveis para download no website do workshop, foram apresentados por conceituados pesquisadores brasileiros e estrangeiros, dentre os quais: Andrea Cattoni (LPN-CNRS, França), Antonio Marti Vega (Universidad Politécnica de Madrid), Christopher Hebling (Fraunhofer Institute Freiburg, Alemanha), Edmondo Gilioli (IMEM-CNR, Itália), Lucimara Roman (UFPR, Brasil) e Valery Rumyantsev (Ioffe Physico-Technical Institute, Rússia).

1st Advanced School on Materials for Photonic Applications: Glasses, Optical Fibers and Sol-Gel Materials : realizada no Instituto de Quimica-UNESP (Araraquara, SP) no periodo de 6 a 14 de outubro de 2012. Destinada especialmente a estudantes de pós-graduação, aulas teóricas e experimentais foram ministradas por especialistas de vários países. A FAPESP cobriu todos os gastos dos estudantes selecionados, no escopo do programa FAPESP / Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA). Informações adicionais poderão ser obtidas com o Prof. Sidney J.L. Ribeiro.

New Approaches in Drug Discovery : esse curso foi ministrado pelo Prof. Dr. Hugo Kubinyi (Universidade de Heidelberg, Alemanha), de 19 a 22 de janeiro/2010, no Instituto de Química da USP, São Paulo. O Prof. H. Kubinyi é cientista reconhecido internacionalmente pela grande contribuição na área, e pela vasta experiência tanto na indústria como no meio acadêmico. As temáticas abordadas durante o curso foram de grande interesse às indústrias farmacêutica e agroquímica.

topo


Outras Associações e Entidades de Interesse

Academia Argentina de Ciências Exactas, Físicas y Naturales  -  ANCEFN
American Association of Pharmaceutical Scientists  -  AAPS
American Chemical Society  -  ACS
American Council for Chemical Research  -  CCR
American Crystallographic Association  -  ACA
American Electrochemical Society  -  ECS
American Institute of Chemical Engineers  -  AIChE
American Oil Chemists' Society  -  AOCS
American Peptide Society  -  APS
American Pharmacists Association  -  APhA
American Society for Mass Spectrometry  -  ASMS
American Society for Biochemistry and Molecular Biology  -  ASBMB
Armenian National Academy of Sciences
Asociación Argentina de Ingenieros Químicos  -  AAIQ
Asociación Argentina de Químicos Analíticos  -  AAQA
Asociación Bioquímica Argentina  -  ABA
Asociación Colombiana de Ingenieria Química  -  ACIQ
Asociación de Industrias Químicas y Básicas de Huelva, España  -  AIQB
Asociación de Química y Farmacia del Uruguay  -  AQFU
Asociación Mexicana de Química Analítica  -   AMQA
Asociación Mexicana de la Industria Quimica  -  ANIQ
Asociación Nacional de Químicos de España  -  ANQUE
Asociación Petroquímica y Química Latinoamericana  -  APLA
Asociación Química Argentina  -  AQA
Asociación Química Colombiana  -  ASQUIMCO
Asociación Venezolana de la Industria Química y Petroquímica  -  ASOQUIM
Associação Brasileira da Indústria Química  -  ABIQUIM
Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades  -  ABIFINA
Associação Brasileira de Engenharia Química  -  ABEQ
Associação Brasileira de Polímeros  -  ABPol
Associação dos Usuários de Ressonância Magnética Nuclear  -  AUREMN
Association des Chimistes Luxembourgeois  -  AChiL
Association of Consulting Chemists and Chemical Engineers  -  CHEMCONSULT
Association of Finnish Chemical Societies  -  SKS
Association of Greek Chemists  -  EEX
Association of Analytical Communities  -  AOAC    (anteriormente conhecida como Association of Official Analytical Chemists)
Associazione Italiana di Ingegneria Chimica  -  AIDIC
Austrian Chemical Society  -  GÖCH
Austrian Society of Analytical Chemistry  -  ASAC
BioIndustry Association  -  BIA
British Computational Chemistry Working Party  -  CCWP
British Mass Spectrometry Society  -  BMSS
Bulgarian Academy of Sciences  -  BAS
Chemical Industries Association, United Kingdom  -  CIA
Chemical Institute of Canada  -  CIC    (com links para: Society for Chemical Engineering; Society for Chemical Technology; Society for Chemistry)
Chemical Research Society of India  -  CRSI
Chemical Society of Ethiopia  -  CSE    (o link é para o Boletim da CSE, pois a Sociedade não tem website próprio)
Chinese Chemical Society  -  CCS
Colegio de Químicos de Costa Rica  -  CQCR
Croatian Chemical Society  -  HKD
Croatian Society of Chemical Engineers  -  HDKI
Czech Chemical Society  -  CSCh
Czech Society of Chemical Engineering  -  CSCHI
Danish Chemical Society  -  KF
Deutsche Bunsen-Gesellschaft für Physikalische Chemie  -  KF
Egyptian Chemical Society  -  ECS
Estonian Chemical Society  -  EKS
European Association for Chemical and Molecular Sciences  -  EuCheMS
European Chemical Industry Council  -  CEFIC
European Chemistry Thematic Network Association  -  ECTN
European Colloid and Interface Society  -  ECIS
European Federation for Medicinal Chemistry  -  EFMC
European Federation for Pharmaceutical Sciences  -  EUFEPS
European Federation for the Science and Technology of Lipids  -  EuroFedLipid
European Federation of Biotechnology  -  EFB
European Photochemistry Association  -  EPA
European Society for Applied Physical Chemistry
Federación Latinoamericana de Asociaciones de Química  -  FLAQ
Fédération Française pour le Sciences de la Chimie  -  FFC
Federation of African Societies of Chemistry  -  FASCHEM
Federation of Asian Chemical Societies  -  FACS
Gesellschaft Deutscher Chemiker  -  GDCh
Hungarian Chemical Society  -  MKE
Institute of Chemistry Ceylon / Sri Lanka
Instituto Internacional para la Educación Superior en América Latina y Caribe  -  IESALC / UNESCO
Instituto Mexicano de Ingenieros Químicos  -  IMIQ
International Society for Nucleosides, Nucleotides and Nucleic Acids  -  ISNNNA
International Society for the Philosophy of Chemistry  -  ISPC
International Society of Chemical Ecology  -  ISCE
International Society of Electrochemistry  -  ISE
International Society of Heterocyclic Chemistry  -  ISHC
International Union of Biochemistry and Molecular Biology  -  IUBMB    (website alternativo)
International Union of Pure and Applied Chemistry  -  IUPAC    (website antigo)
Iranian Chemical Society  -  ICS
Israel Analytical Chemistry Society  -  IACS
Israel Chemical Society  -  ICS
Japan Combinatorial Chemistry Focus Group  -  JCCF
Japan Society for Analytical Chemistry  -  JSAC
Korean Chemical Society  -  KCS
Malaysian Institute of Chemistry  -  IKM
Nepal Chemical Society  -  NCS
New Zealand Institute of Chemistry  -  NZIC
Nordic Society for Separation Science  -  NoSSS
North American Catalysis Society  -  NACS
Norwegian Chemical Society  -  NKS    (NKS Division of Chemometrics)
Pancyprian Union of Chemists  -  PUC
Philippine Federation of Chemistry Societies  -  PFCS
Polish Chemical Society  -  PTCh
Real Sociedad Española de Química  -  RSEQ
Royal Australian Chemical Institute  -  RACI
Royal Flemish Chemical Society  -  KVCV
Royal Netherlands Chemical Society  -  KNCV
Russian Academy of Sciences  -  RAS    (ver Chemistry and Materials Sciences Dept.)
Schweizerische Gesellschaft der Verfahrens- und Chemieingenieurinnen  -  SGVC
Serbian Chemical Society  -  SCS
Singapore National Institute of Chemistry  -  SNIC
Slovak Chemical Society  -  SCHS
Slovenian Chemical Society  -  SCS
Sociedad Boliviana de Química  -  SBQ    (ainda não tem website próprio)
Sociedad Chilena de Química  -  SChQ
Sociedad Colombiana de Ciencias Químicas  -  SOCOLQUIM
Sociedad Iberoamericana de Electroquímica  -  SIBAE
Sociedad Mexicana de Bioquímica  -  SMB
Sociedad Mexicana de Electroquímica  -  SMEQ
Sociedad Química de México  -  SQM
Sociedad Química del Perú  -  SQP
Sociedad Venezolana de Química Medicinal  -  SVQM
Sociedade Brasileira de Catálise  -  SBCat
Sociedade Brasileira de Química  -  SBQ
Sociedade Portuguesa de Química  -  SPQ
Società Chimica Italiana  -  SCI
Société Chimique de France  -  SCF
Société Française de Chimie Industrielle  -  SCI
Société Royale de Chimie de Belgique  -  SRC
Society for Applied Spectroscopy  -  SAS
Society of Chemists and Technologists of Macedonia  -  CXTM    (edita o Macedonian Journal of Chemistry and Chemical Engineering : site 1  e  site 2)
Society of Environmental Toxicology and Chemistry  -  SETAC
South African Chemical Institute  -  SACI
Swedish Chemical Society  -  SKF
Swiss Chemical Society  -  SCS
The Chemical Society of Japan  -  CSJ
The Chemical Society of Montenegro  -  HDCG
The Institute of Chemistry of Ireland  -  ICI
The Mendeleev Russian Chemical Society
The National Academy of Sciences of Belarus
The Royal Society of Chemistry  -  RSC
The Society of Chemical Industry  -  SCI
The Society of Synthetic Organic Chemistry, Japan  -  SSOCJ
Turkish Association of Pharmaceutical and Medicinal Chemistry

topo